Roda de zombadores
Sobre o que falam os seus amigos? Tente pensar agora nas 4 ou 5 pessoas com quem você mais convive, além da sua família ou das pessoas que moram com você. Sobre o que falam essas pessoas? Quais seus conselhos? Há sabedoria em suas palavras? Você consegue tirar coisas boas desses relacionamentos?
Agora…. vou inverter a reflexão. E você? Sobre o que você fala? Você tem uma atitude positiva e palavras de incentivo? É possível tirar proveito da convivência com você? Quem fala com você, sai motivado e inspirado a ser alguém melhor?
A Bíblia fala que feliz é quem não anda no conselho dos ímpios e nem se assenta na roda dos zombadores. Mas antes de não sentar-me com os zombadores, preciso saber se não sou justamente eu, o zombador. Preciso avaliar-me para saber se não são meus os maus conselhos. Se meus conselhos são do tipo, “não leva desaforo para casa”, “devolve na mesma moeda” ou “chuta o balde”, é preciso verificar se há sabedoria neles ou se estou agindo apenas na minha própria carne. Preciso me avaliar, para saber se não sou o zombador, que faz piada com as coisas de Deus, ou com as características físicas de uma pessoa, sua nacionalidade ou cor. Mais do que não andar com os zombadores, devo cuidar para não ser um deles.
Oração: Senhor, eu não quero ser um zombador. Quero que minhas palavras sempre edifiquem o teu nome. Quero falar mais do teu reino que de coisas fúteis ou sem valor. Me ensina Senhor a falar como Jesus falaria. Amém.
Versículo base: Como é feliz aquele que não segue o conselho dos ímpios, não imita a conduta dos pecadores, nem se assenta na roda dos zombadores! Ao contrário, sua satisfação está na lei do Senhor, e nessa lei medita dia e noite. (NVI) Salmos 1: 1-2