Explica, mas não justifica

Duas crianças pintam a parede da sua casa. Acima a frase: Explica, mas não justifica.
DISPONÍVEL TAMBÉM EM ÁUDIO

Alguns dias atrás, um dos meus filhos tratou de justificar um mau comportamento. Foi quando eu lhe disse a frase:
– “O que você está falando, explica, mas não justifica.”
Então, ele me respondeu:
– “Pai, eu não entendo. O que você quer dizer?
Particularmente, gosto muito quando um filho me pede para explicar alguns conceitos, pois sempre é uma grande oportunidade para ensinar algo novo. Então expliquei:
– “Estou dizendo que o que você está falando, pode até explicar o porque de você ter se comportado assim. Mas de todos modos, não justifica o seu comportamento, ou seja, não torna justo ou correto“.

No texto de hoje, Jesus conta a história de dois homens que foram ao templo orar. Um era fariseu e o outro publicano. Enquanto o fariseu “se explicava” diante de Deus, dizendo-se justo e correto, o publicano se humilhava diante do Senhor buscando “justificação“, ou seja, o perdão pelas suas faltas. E Jesus disse, no verso 14: “Eu lhes digo que este homem (o publicano), e não o outro (o fariseu), foi para casa justificado diante de Deus. Pois quem se exalta será humilhado, e quem se humilha será exaltado.

A conclusão é: apenas a humilhação e o arrependimento trazem justificação. O orgulho e as explicações, não nos tornam justos diante de Deus.

Finalizo com a pergunta: quando você ora, você busca dar explicações ou busca com humildade o perdão e a justificação dos seus pecados?

Oração: Deus amado, tem misericórdia de mim porque sou pecador. Perdoa minhas faltas, pois nenhuma explicação as tornará justas. Somente pelo teu sacrifício na cruz posso ser justificado. Amém!

Versículo base: “Dois homens subiram ao templo para orar; um era fariseu e o outro, publicano. O fariseu, em pé, orava no íntimo: ‘Deus, eu te agradeço porque não sou como os outros homens: ladrões, corruptos, adúlteros; nem mesmo como este publicano. Jejuo duas vezes por semana e dou o dízimo de tudo quanto ganho’. “Mas o publicano ficou à distância. Ele nem ousava olhar para o céu, mas batendo no peito, dizia: ‘Deus, tem misericórdia de mim, que sou pecador’. “Eu lhes digo que este homem, e não o outro, foi para casa justificado diante de Deus. Pois quem se exalta será humilhado, e quem se humilha será exaltado”. (NVI) Lucas 18:10-14


Loading

Compartilhe:

Adicionar um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *