Paz que não depende das circunstancias

A vida do profeta Daniel foi extraordinária. Ele experimentou a dependência de Deus no mais profundo e intenso, que talvez jamais eu possa experimentar. E um dos momentos mais impactantes e também mais conhecidos da vida de Daniel, foi quando ele foi jogado na cova dos leões.

Essa história é bem conhecida, mas há um detalhe nela que precisa ser destacado.

Podemos encontrar o relato completo no capítulo 6, do livro de Daniel. Mas a palavra de Deus nos conta que Daniel se destacava entre os altos funcionários do rei, ao ponto do rei pensar em colocá-lo para governar todo o império. Seus “colegas” começaram a preocupar-se com Daniel e buscar falhas em sua conduta, mas não encontravam nada. Então, perceberam que a única forma de destruir a Daniel, seria usando algo relacionado com o seu Deus. Eles convenceram o rei a assinar um decreto que proibia qualquer oração, a qualquer deus, durante 30 dias e que qualquer pessoa que não cumprisse esse decreto, deveria ser jogado na cova dos leões. Seus rivais, fizeram isso, porque sabiam que Daniel, 3 vezes ao dia, orava a Deus e pensaram que possivelmente, ele não acataria este decreto. E foi exatamente o que aconteceu. Daniel foi pego orando, preso, condenado e jogado na cova dos leões.

Mas agora chegamos ao detalhe que gostaria de destacar nesta reflexão. E ele está no versículo 18. Diz assim: “Então o rei se dirigiu para o seu palácio, e passou a noite em jejum, e não deixou trazer à sua presença instrumentos de música; e fugiu dele o sono”.

A palavra não conta como Daniel passou aquela noite. Mas eu posso imaginar que ele dormiu tranquilamente, abraçado e aquecido com os leões. E enquanto isso, o rei, no seu palácio, em meio a todo o seu luxo e conforto, não podia dormir.

Meu amado irmão, se nossa fé está colocado no Senhor e se justos são os nossos atos, poderemos dormir tranquilamente, ainda em meio aos leões. Mas se nosso agir é injusto e distante da vontade de Deus, nem mesmo em um palácio poderemos conciliar o sono.

Em Cristo, encontramos a paz que excede todo o entendimento, que nos fala Filipenses 4:7. Ela não depende de nossas circunstâncias. Por isso, ninguém poderá compreende-la. E essa é a paz que eu busco, para dormir, ainda que em meio aos leões.

Paz que não depende das circunstancias – Devocional Diário

Oração: Senhor, eu quero a tua paz, essa paz que excede todo o entendimento. Quero confiar em ti, ainda que tenha leões ao meu redor. Amém.

Versículo base: Então o rei ordenou que trouxessem a Daniel, e lançaram-no na cova dos leões. E, falando o rei, disse a Daniel: O teu Deus, a quem tu continuamente serves, ele te livrará. E foi trazida uma pedra e posta sobre a boca da cova; e o rei a selou com o seu anel e com o anel dos seus senhores, para que não se mudasse a sentença acerca de Daniel. Então o rei se dirigiu para o seu palácio, e passou a noite em jejum, e não deixou trazer à sua presença instrumentos de música; e fugiu dele o sono. Pela manhã, ao romper do dia, levantou-se o rei, e foi com pressa à cova dos leões. E, chegando-se à cova, chamou por Daniel com voz triste; e disse o rei a Daniel: Daniel, servo do Deus vivo, dar-se-ia o caso que o teu Deus, a quem tu continuamente serves, tenha podido livrar-te dos leões? Então Daniel falou ao rei: Ó rei, vive para sempre! O meu Deus enviou o seu anjo, e fechou a boca dos leões, para que não me fizessem dano, porque foi achada em mim inocência diante dele; e também contra ti, ó rei, não tenho cometido delito algum. Então o rei muito se alegrou em si mesmo, e mandou tirar a Daniel da cova. Assim foi tirado Daniel da cova, e nenhum dano se achou nele, porque crera no seu Deus. (NVI) Daniel 6:16-23


Loading

Compartilhe:

Adicionar um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *