Quem precisa do seu cuidado hoje?

Uma mãe no sofá com sua filha deitada em seu colo

Margaret Mead foi uma antropóloga cultural norte-americana. Certa vez, alguém lhe perguntou qual seria o primeiro sinal de civilização de uma cultura. A expectativa é que a resposta da antropóloga fosse algum objeto como uma tigela de barro, uma lança para caçar ou algo semelhante. A resposta dela no entanto foi bem interessante. Ela disse: “O primeiro sinal de civilização em uma cultura é um fêmur partido e curado.” Então ela explicou: “No mundo animal, se você quebrar a perna, você morre. Você não pode caçar, ir ao rio beber água ou fugir de predadores. Você se torna uma presa fácil. Nenhum animal sobrevive o tempo suficiente para o osso curar sozinho. Quando encontramos um fêmur quebrado e curado em uma civilização antiga, sabemos que aquela pessoa foi cuidada, alimentada e protegida, enquanto o seu osso curava. E ajudar a alguém a passar por dificuldades é o ponto de partida de uma civilização”.

Me faz lembrar do mandamento do amor, que encontramos tão marcado na palavra de Deus. Fomos criados para viver em comunhão, dividindo os recursos naturais deste mundo, compartilhando nossos momentos e experiências e fundamentados no amor. “Amemo-nos uns aos outros, pois o amor procede de Deus”. O amor é que nos leva a cuidar de alguém enquanto seu fêmur quebrado é curado. O amor é que nos faz civilizados. E é pelo amor que posso entender que preciso cuidar do meu próximo.

Quem precisa do seu cuidado hoje? Qual ato de amor você está disposto a fazer por ele ou ela?

Oração: Senhor, é o amor que nos faz civilizados. O amor que procede de ti. Mostra-me a quem devo cuidar e o que fazer. Amém!

Versículo base: Amados, amemo-nos uns aos outros, pois o amor procede de Deus. Aquele que ama é nascido de Deus e conhece a Deus. Quem não ama não conhece a Deus, porque Deus é amor. Foi assim que Deus manifestou o seu amor entre nós: enviou o seu Filho Unigênito ao mundo, para que pudéssemos viver por meio dele. Nisto consiste o amor: não em que nós tenhamos amado a Deus, mas em que ele nos amou e enviou seu Filho como propiciação pelos nossos pecados. Amados, visto que Deus assim nos amou, nós também devemos amar-nos uns aos outros. Ninguém jamais viu a Deus; se nos amarmos uns aos outros, Deus permanece em nós, e o seu amor está aperfeiçoado em nós. (NVI) 1 João 4:7-12


Loading

Compartilhe:

Adicionar um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *