O poder do entorno

Vi na web uma frase, que trago aqui. Ela dizia:

“Se você colocar uma joia em uma caixa, a caixa se torna um porta-joias.
Se você colocar cascas de banana na mesma caixa, ela se torna uma lixeira.
Nós somos o que permitimos entrar na nossa vida”.

@sobreamadurecimento

Que frase tão verdadeira. Mas a maioria das pessoas subestima o quanto o seu entorno tem influencia sobre seu comportamento e decisões.

O ser humano foi criado com uma incrível capacidade de se adaptar ao seu entorno. Mas para que essa adaptação seja possível, o ser humano precisa ajustar hábitos e comportamentos. Se estudamos as historias de sobrevivência, isso fica muito mais evidente, como no caso do acidente aéreo na cordilheira dos andes, em 1972, quando pessoas comeram carne humana para sobreviver. Nenhum deles, jamais teria feito isso em um ambiente normal. Mas o seu entorno os obrigou a adaptar-se a uma nova realidade, e só por isso sobreviveram.

Logo, se eu ando com pessoas inteligentes e positivas, haverá uma tendência natural em mim, em buscar mais conhecimento e positividade, para “encaixar” neste meu entorno. No entanto, se ando com pessoas que não buscam o conhecimento e apenas reclamam de tudo e de todos, ainda que não queira, logo estarei tendo os mesmos comportamentos.

Acontece também em nossa vida espiritual. Se ando com pessoas que não amam ou buscam a Deus, logo estarei desinteressado pela oração e leitura da palavra. No entanto, se ando com pessoas que amam a Deus, meditam na sua palavra e declaram as suas verdades, serei contagiado por elas, e terei maior interesse nas coisas do Senhor.

Cada manhã, você e eu podemos escolher entre as “joias” e as “cascas de banana”. Podemos andar com influencias positivas a nossa vida, ou com os “pecadores e escarnecedores” citados no Salmo 1.

E a palavra chama de “Bem aventurado” a todo aquele que faz boas escolhas e anda com as pessoas corretas.

Eu pergunto: é você, um bem-aventurado?

Versículo base: Bem-aventurado o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores. Antes tem o seu prazer na lei do Senhor, e na sua lei medita de dia e de noite. (ACF) Salmos 1:1-2


Loading

Compartilhe:

Adicionar um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *