Justo e misericordioso juiz

Cristo crucificado e o texto de 1 Pedro 2:24

Aconteceu no dia 7 de fevereiro de 1996, na cidade de Tampa, cerca de 330 km a noroeste de Miami. Um carro é atingido por um caminhão num cruzamento, e três jovens perdem a vida. Ao investigar o acidente, constata-se que o mesmo aconteceu porque a placa de PARE que ali deveria estar havia sido furtada. Com o avanço das investigações, foram identificados outros 3 jovens, entre 20 e 21 anos que costumeiramente furtavam sinais de trânsito na região, para uma “coleção particular” que mantinham em suas casas. Finalmente, estes jovens foram julgados e condenados a 15 anos de prisão. Ao proferir a sentença, o próprio juiz estava aos prantos. A lei autorizava o juiz aplicar a pena perpetua. O juiz, no entanto, aplicou 30 anos e perdoou 15, condenando os jovens então a 15 anos de prisão. Na sua sentencia ele explicou: “Não acredito nem mesmo por um minuto que vocês tenham furtado os sinais de trânsito com a intenção de causar a morte de qualquer pessoa. E para não desperdiçar mais três jovens vidas além dos três que morreram, os condeno a 30 anos de prisão, perdoando 15“. Alguns dos familiares dos falecidos, no entanto, ficaram indignados com o resultado do julgamento, pois esperavam uma pena mais dura.

Nesta história eu vejo um juiz tratando de ser justo, e ao mesmo tempo, misericordioso. Não os livrou da culpa, condenando-os a 30 anos de prisão, mas exerceu misericórdia, quando perdoou de imediato a metade da pena, ou seja, 15 anos. E assim também Deus exerceu justiça e misericórdia sobre as nossas vidas. Mas diferente deste juiz, Ele aplicou a pena integral, que era a morte, sobre si mesmo, quando enviou a Cristo a este mundo para morrer por nós. O juiz desta história, ainda que tentou, não conseguiu estabelecer a exata medida de justiça e misericórdia. Mas nosso Deus sim!

Minha mente humana não é capaz de compreender o quanto custou o sacrifício de Jesus na cruz. Por mais que eu busque ilustrações ou histórias que possam explicar tal ato de amor, sempre serão insuficientes. Logo, só me resta viver uma vida de gratidão e entrega total a Cristo! Pois sua graça e misericórdia me alcançaram!

Oração: Senhor, sou eternamente grato pelo teu sacrifício na cruz, onde alcancei graça e misericórdia. Amém!

Versículo base: Ele mesmo levou em seu corpo os nossos pecados sobre o madeiro, a fim de que morrêssemos para os pecados e vivêssemos para a justiça; por suas feridas vocês foram curados. (NVI) 1 Pedro 2:24


Loading

Compartilhe:

Adicionar um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *