O medo nos bloqueia

Mulher presa em uma caixa de papelão

Depois dos ataques as torres gêmeas do WTC, em 11 de setembro de 2001, a coroa da Estátua da Liberdade permaneceu fechada, sem acesso ao público durante 8 anos. As visitações somente foram retomadas no dia 4 de julho de 2009, com forte esquema de segurança, como registro dos visitantes, detecção de metais e outras questões.

Sem o ânimo de criticar a decisão de fechar a visitação em um dos maiores pontos turísticos dos EUA (que entendo prudente), tomo este acontecimento para ilustrar o que o medo faz. O medo nos bloqueia, nos paralisa, nos leva a fechar-nos a possiblidades, relacionamentos ou crescimento, pessoal e profissional.

É importante aqui lembrar ainda que o medo foi criado por Deus, para que nós, seres humanos, tivéssemos um instinto de autoproteção. Se não existisse o medo, muito provavelmente a maioria de nós viveria poucos anos nesta terra, pois nos arriscaríamos constantemente em situações de perigo. No entanto, o medo, quando não bem gerenciado, pode nos levar a realmente deixar passar oportunidades.

Mas eu, como cristão, de que maneira devo encarar o medo? A resposta encontramos na palavra de Deus:

  • Busquei o Senhor, e ele me respondeu; livrou-me de todos os meus temores. (Salmos 34:4)
  • Por isso não tema, pois estou com você; não tenha medo, pois sou o seu Deus. Eu o fortalecerei e o ajudarei; Eu o segurarei com a minha mão direita vitoriosa. (Isaías 41:10)
  • Em Deus, cuja palavra eu louvo, em Deus eu confio, e não temerei. Que poderá fazer-me o simples mortal? (Salmos 56:4)
  • Podemos, pois, dizer com confiança: “O Senhor é o meu ajudador, não temerei. O que me podem fazer os homens?” (Hebreus 13:60)
  • Mesmo quando eu andar por um vale de trevas e morte, não temerei perigo algum, pois tu estás comigo; a tua vara e o teu cajado me protegem. (Salmos 23:4)

Ao ler cada um destes versículos (e poderíamos trazer mais deles), só posso concluir que, andando junto com Deus, posso viver minha vida livre do medo. Não há razão, problema ou situação que justifique viver com temor, quando sei que posso contar com um Deus que é infinitamente maior que todos eles.

Oração: Senhor, eu te entrego nas tuas mãos todos os meus temores, pois confio em ti e ando em teus caminhos. Amém!

Versículo base: O Senhor é a minha luz e a minha salvação; de quem terei temor? O Senhor é o meu forte refúgio; de quem terei medo? (NVI) Salmos 27:1


Loading

Compartilhe:

Adicionar um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *