Não se irrite: isso só leva ao mal
Em Curitiba, um homem subiu em um ônibus pela porta de trás, sem passar pela roleta de pagamento. Foi repreendido pela cobradora e passou a ofendê-la verbalmente. Esse homem foi então advertido pelo motorista e passou a ofendê-lo também. Não satisfeito em ofender os profissionais da empresa de ônibus, o homem deu um soco no motorista, enquanto ele conduzia, e acabou provocando um acidente, onde o ônibus bateu em dois carros e chocou-se contra um poste. Felizmente, o acidente não deixou vítimas, além do motorista que ficou ferido. O agressor tentou fugir, mas acabou preso e responderá pelos seus atos.
Se existe um sentimento que precisamos aprender a dominar em nossa vida é a ira. Quem não aprende a controlar a sua raiva busca problemas onde não precisa. Eu poderia escrever sobre histórias de ira que acabaram mal e faltariam servidores no mundo para armazenar todos os relatos.
Por isso, na Bíblia não faltam versículos que nos advertem e nos orientam sobre o que fazer em relação a esse sentimento. E no verso que escolhi para essa reflexão, ela nos diz claramente: “Evite a ira e rejeite a fúria“. Ou seja, está em minhas mãos evitá-la, rejeitá-la. Logo, em cada oportunidade que sinto a ira tomando conta de mim, devo evitá-la, devo sair desse lugar, respirar, pensar em outras coisas. Do contrário, o mesmo versículo me diz a consequência: “isso só leva ao mal“.
Você consegue agora pensar em situações onde a sua irritação só lhe trouxe problemas? O que poderia ter feito para dominar a sua raiva?
Oração: Quero ser alguém que domina a ira, que rejeita a fúria. Me ajuda Senhor a dominar-me e que a raiva não se apodere de mim. Amém.
Versículo base: Evite a ira e rejeite a fúria; não se irrite: isso só leva ao mal. (NVI) Salmos 37:8