Fala com sabedoria e ensina com amor

Uma senhora mais velha orienta a uma jovem
DISPONÍVEL TAMBÉM EM ÁUDIO

Trate alguém como é, e ele seguirá sendo como é. Trate como pode chegar a ser, e ele será o que foi chamado para ser.

Em um dia comum da vida, podemos encontrar diferentes tipos de pessoas. Desde pessoas altamente capacitadas, inteligentes, as quais admiramos, como pessoas despreparadas, sem conhecimento e que consideramos “incapazes” para algumas coisas. A frase que dá inicio a esta reflexão está falando sobre como devemos agir com as pessoas, e faz mais referência ao segundo grupo de pessoas aqui citado, que ao primeiro.

O funcionário que faz tudo errado, o filho que não consegue cumprir com as suas obrigações, a empregada doméstica que não é caprichosa na limpeza, podem ser apenas o reflexo da forma como você os trata. Na maioria das vezes, com a adequada orientação, podemos estimular o aprendizado. Isso acontece, porque está comprovado que quando alguém quer aprender algo, aprenderá. O mesmo não acontece quando há resistência no aprendizado. Logo, a forma com que transmitimos conhecimento ou informação é fundamental para estimular o aprendizado.

O versículo base hoje é um provérbio, que tem apenas 7 palavras e muita profundidade: “Fala com sabedoria e ensina com amor.” O que aprendo dele? Forma e conteúdo.

  1. Conteúdo – “Fala com sabedoria”: ao passar uma instrução, preciso ser sábio. Não pode ser qualquer explicação. Logo, preciso buscar a resposta mais completa, mais clara e mais direta que seja possível. Se eu apenas digo ao meu funcionário “mande um email para o cliente” e não sou específico sobre a mensagem em si, não tenho o direito de frustrar-me com o resultado.
  2. Forma – “Ensina com amor”: o segundo ponto deste versículo indica a forma que devo transmitir essa informação. É com amor, não aos gritos, não em tom de queixa, reclamação ou ironia. É com amor! Não é de má vontade, ou com irritação. É com amor!

Que Provérbios 31:26 possa estar na sua mente em cada situação do dia a dia. Quando algo não saiu conforme você esperava, lembre: “Fala com sabedoria e ensina com amor“.

Oração: Senhor, quero aprender a falar com sabedoria e ensinar com amor, como me ensina tua palavra. Amém!

Versículo base:Fala com sabedoria e ensina com amor.” (NVI) Provérbios 31:26


Loading

Compartilhe:

Adicionar um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *