Ensina a criança no caminho em que deve andar
Aconteceu na Inglaterra. Uma mulher chamada Hannah estava andando de bicicleta quando dobrou uma esquina e colidiu de frente com outro ciclista. Com o acidente ela desmaiou e voltou a si quando já estava no hospital. E algo surpreendente aconteceu: Hannah simplesmente não podia entender o que os médicos falavam, pois a causa do acidente, ela havia sofrido o que é chamado de perda de linguagem secundária. Hannah havia esquecido o inglês e agora lembrava apenas do alemão, idioma que havia aprendido na infância.
Ao ler esta história, o que mais me chamou a atenção foi a explicação de que as habilidades aprendidas na infância são as mais prováveis de serem retidas. Tudo o que aprendemos na infância, tende a ficar intacto e competências adquiridas depois são as primeiras a ir embora. E foi inevitável pensar no versículo de Provérbios 22:6, que diz: “Ensina a criança no caminho em que deve andar, e, ainda quando for velho, não se desviará dele.”
Eu sou pai e não poucas vezes penso que meus filhos não estão aprendendo nada do que eu ensino. Me sinto frustrado quando me desobedecem ou quando não agem conforme a minha orientação. No entanto, não posso desistir. Devo saber, que cada palavra ou orientação, ainda que hoje ignorada, permanecerá ali, em suas mentes e corações. E no tempo certo, com a maturidade correta, eles farão a coisa certa.
Oração: Senhor, creio na tua palavra. Por isso ensino a meus filhos o caminho em que devem andar. Amém!
Versículo base: Ensina a criança no caminho em que deve andar, e, ainda quando for velho, não se desviará dele.(ARA) Provérbios 22:6