Como você reage com as injustiças?

Aconteceu recentemente no mundial de tênis sub-14. Um jogador sueco, chamado William Repakis, de 13 anos, se revoltou com uma marcação do árbitro que deu como dentro, uma bola que havia sido fora. Por causa da injusta marcação, o jovem sueco mostrou o dedo do meio ao árbitro e acabou eliminado do torneio.

Uma verdade que todos conhecemos ou em algum momento da vida vamos conhecer é esta: o nosso mundo não é um lugar justo. Não há justiça neste mundo caído onde vivemos. Todos nós, sofremos ou ainda iremos sofrer algum tipo de injustiça. Algumas vezes, a injustiça seria intencional ou deliberada, em outras, por erro ou falha humana. Mas a injustiça é inevitável.

No entanto, se a injustiça é inevitável, a minha reação ante ela não é. Está em meu poder decidir sobre como vou lidar com a injustiça. O jovem sueco escolheu o caminho da ofensa e recebeu uma pena ainda maior que a de um ponto em um jogo do torneio. Ele foi eliminado do torneio. E esta história me ensina que sofrer uma injustiça e ter uma reação raivosa, ofensiva e descontrolada, não traz nenhum benefício, pelo contrário, traz prejuízos ainda maiores.

Por isso a Bíblia nos exorta a dominar nossa ira. Eclesiastes 7:9 nos diz que aquele que não domina a sua ira é um tolo: “Não permita que a ira domine depressa o seu espírito, pois a ira se aloja no íntimo dos tolos”. E Provérbios 19:11 nos diz que “a sabedoria do homem lhe dá paciência” e complementa dizendo que “sua glória é ignorar as ofensas”.

Existe vitória quando eu ignoro a injustiça que contra mim foi feita. Sou sábio quando domino a minha ira e exerço a paciência. A ira se aloja e faz morada no íntimo dos tolos.

Você é sábio ou tolo? A maneira como você reage com a injustiça, talvez responda esta pergunta.

Oração: Senhor, eu quero ser sábio e não tolo. Sei que vou enfrentar injustiças neste mundo. Me ajuda Senhor a dominar a minha ira e ignorar a injustiça que contra mim é praticada. Amém.

Versículo base: A sabedoria do homem lhe dá paciência; sua glória é ignorar as ofensas. (NVI) Provérbios 19:11


Loading

Compartilhe:

Adicionar um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *