Não deixe para amanhã o que pode ser feito hoje
Um amigo no Brasil, me pediu para buscar, na Colômbia, fornecedores de um produto específico, para exportar ao Brasil. Fiz minha investigação de mercado e encontrei algumas empresas que dispõe do produto que se está buscando. Fiz contato com as empresas identificadas e muitas delas, nem mesmo retornaram o meu contato.
Mas uma delas me respondeu, através do seu responsável pela gestão de negócios internacionais. Solicitei ao mesmo o envio das fichas técnicas dos produtos e uma referencia de preço para importar um container completo ao Brasil. Sua pronta resposta foi:
– “Amanhã mesmo eu envio tudo para você”.
Passaram-se duas semanas e não recebi nenhuma informação. Então, solicitei novamente e recebi a mesma resposta anterior:
– “Amanhã mesmo eu envio tudo para você”.
E no momento em que escrevo esta reflexão se completa mais uma semana, sem que eu tenha recebido uma simples ficha técnica e um preço para exportar um container completo ao Brasil.
As empresas perdem muito dinheiro, porque funcionários não fazem o que deve ser feito. Certamente, este funcionário perde muito tempo em reuniões internas pouco produtivas, distrações, falta de foco, e não separa 20 minutos do tempo para preparar uma informação que poderá viabilizar uma venda interessante para a sua empresa. Muito provavelmente, os sócios da empresa não saibam e nunca saberão, quanto dinheiro perdem todos os dias por causa dos “amanhã eu faço” que nunca são feitos.
Mas não é diferente em nossa relação com Deus. Muitos tem passado anos dizendo: “Amanhã eu vou levantar cedo para orar” ou “amanhã eu vou começar a ler a Bíblia diariamente”. Mas porque não começar hoje, ou agora mesmo?
“Amanhã eu faço” é uma maneira de evadir a responsabilidade hoje, procrastinando-a para um “amanhã” que não sabemos se chegará. Por isso, as coisas de Deus não deixamos para amanhã. Fazemos hoje.
Oração: Senhor, não quero deixar para amanhã o que eu posso fazer hoje. Não quero ser alguém que procrastina o trabalho, e muito menos, a oração e leitura da palavra. Amém.
Versículo base: Não digas ao teu próximo: Vai, e volta amanhã que to darei, se já o tens contigo. (ACF) Provérbios 3:28