Vocês se despiram do velho homem com suas práticas
A sociedade brasileira desenvolveu algo, que ela trata até com certo orgulho, mas que na verdade, é um verdadeiro câncer que precisa ser extirpado: o jeitinho brasileiro.
Embora, para muitos o jeitinho brasileiro é tratado como algo positivo, no sentido da criatividade, flexibilidade ou improvisação, a grande verdade é que na prática, torna-se um meio de burlar leis, regras e levar vantagem sobre o outro. Se a lei diz “não pode“, o “jeitinho brasileiro” tratará de encontrar um meio que diga, “sim, pode“. E acredite, todos nós, alguma vez, aplicamos o jeitinho brasileiro.
Talvez alguma vez você já chegou em algum lugar para atendimento e encontrou uma fila enorme, mas você queria fazer apenas uma pergunta. Logo, tratou de ir diretamente ao atendente para dizer que “só tem uma pergunta“. No entanto, você não sabia quantas pessoas na fila também estavam ali para fazer apenas uma pergunta e estavam respeitando a fila. Usamos o “jeitinho brasileiro” e tratamos de justificar a nós mesmos, convencendo-nos de que era “necessário” ou “justo”. Estacionamos ou paramos em lugar proibido porque é “rapidinho” ou sonegamos impostos porque os políticos são corruptos, são justificativas usadas para aplicar o famoso “jeitinho brasileiro”.
Tenha plena certeza de que o “jeitinho brasileiro” é uma característica do velho homem. Mas “vocês já se despiram do velho homem com suas práticas e se revestiram do novo, o qual está sendo renovado em conhecimento, à imagem do seu Criador“. Logo, nós agora usamos o “jeitinho de Cristo“. O “jeitinho de cristo” é servir em lugar de ser servido (Mt 20:28), ser o último em lugar de ser o primeiro (Mc 9:35), sentar atrás abrindo mão do melhor lugar (Lc 14:10).
Que possamos, você e eu, ser praticantes do “jeitinho de Cristo” e não mais do “jeitinho brasileiro”.
Oração: Senhor, quero perder os costumes do velho homem, de tentar ganhar vantagem em tudo. Quero aprender com o exemplo de Cristo. Amém!
Versículo base: Não mintam uns aos outros, visto que vocês já se despiram do velho homem com suas práticas e se revestiram do novo, o qual está sendo renovado em conhecimento, à imagem do seu Criador. (NVI) Colossenses 3:9-10