Você é alienado?
Certamente você já foi chamado alguma vez de “alienado” por alguém, em algum momento da sua vida, correto? Ou então, considera alguma pessoa do seu círculo de amigos como “alienada”. Mas você sabe qual é o real significado da palavra “alienado”?
Segundo o dicionário, alienado significa “que foi transferido; cedido, vendido.” Na verdade, alienação é transferir um bem ou direito seu, para outra pessoa. Ou seja, você é “alienado” sempre e quando está cedendo a outros bens ou direitos que deveriam ser seus.
Entendido desta forma, poderíamos afirmar que toda aquela pessoa que não é livre para fazer o que gostaria de fazer, é alienada. Não ter o direito de fazer o que você gostaria, é uma forma de alienação. Neste ponto, você já pode pensar então em coisas que mantem você “alienado” e não permitem que você possa fazer o que gostaria de fazer, que te obrigam a ceder esse direito do livre arbítrio.
Da mesma forma, podemos falar que o pecado é uma forma de alienação. Quando não sou capaz de decidir não pecar, quando não sou capaz de resistir a uma tentação, estou alienado. Porque estou cedendo meu direito de dominio próprio para ceder ante uma tentação. Estou alienado ao que o diabo planejou para mim e transfiro a ele o direito sobre minha vontade.
Concluo então pensando que todos nós somos, de certa forma, alienados a algo. Porque transferimos bens ou direitos nossos a outros. O desafio portanto, é identificar, a que somos alienados e dia após dia, eliminando essas alienações de nossa vida.
Oração: Senhor, eu não quero ceder ou transferir direitos meus a ninguém. Me ajuda Senhor a identificar a que eu sou alienado e me mostra caminhos para libertar-me disso. Amém!
Versículo base: Foi para a liberdade que Cristo nos libertou. Portanto, permaneçam firmes e não se deixem submeter novamente a um jugo de escravidão. (NVI) Gálatas 5:1