Uma cidade sem muros

Na segunda quinzena de maio deste ano, duas notícias me chamaram muito a atenção. A primeira, foi em Bogotá, capital da Colômbia: um ônibus passou sobre uma poça de água e molhou um motociclista, que revoltado, perseguiu o ônibus e disparou na cabeça do motorista, quem agora se encontra hospitalizado em estado grave. A segunda aconteceu em Miami: uma mulher levava seus 6 filhos para a escola, quando discutiu no trânsito com outro motorista. Este, sacou uma arma e disparou contra a mulher, que acabou morrendo, diante dos seus filhos.

Sempre que vejo notícias similares, onde tragédias acontecem como resultado da total ausência de domínio próprio, lembro de um valioso versículo da palavra de Deus, registrado em Provérbios, no capítulo 25. Este versículo diz: “Como a cidade com seus muros derrubados, assim é quem não sabe dominar-se.

No tempo em que essas palavras foram escritas, nada dava mais segurança a uma cidade que seus muros. Uma cidade sem muros, era uma cidade vulnerável, que estava exposta a ataques a qualquer momento e de qualquer lado. Mas uma cidade com muros, estava protegida. Quanto mais altos os seus muros ou mais resistentes as suas muralhas, mais difícil era invadir e dominar uma cidade.

Uma pessoa que não tenha domínio próprio é como uma cidade sem muros. Ela é vulnerável a tudo o que acontece a sua volta. E como encontramos em 1ª Pedro 5:8, “o diabo, o inimigo de vocês, anda ao redor como leão, rugindo e procurando a quem possa devorar.” O diabo está buscando as cidades sem muralhas, porque sabe que são vulneráveis. E colocará diante dessas pessoas, situações para que sua ira e falta de domínio próprio, destrua a sua própria vida e de qualquer pessoa a sua volta.

Reflita agora: você é uma cidade sem muralhas? Você se irrita e perde o controle diante de situações que se apresentam no seu dia? Busque diariamente a Deus e sua palavra, para desenvolver os frutos do Espírito Santo na sua vida (leia Gálatas 5:22-23).

Uma cidade sem muros – Devocional Diário

Oração: Senhor, não quero ser uma cidade sem muralhas, alguém que se irrita facilmente. Antes, quero ter domínio próprio e todos os frutos do Espírito Santo em minha vida. Amém.

Versículo base: Como a cidade com seus muros derrubados, assim é quem não sabe dominar-se. (NVI) Provérbios 25:28


Loading

Compartilhe:

Adicionar um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *