“Um sábio não diz tudo o que pensa. Mas pensa tudo o que diz”
Aristóteles disse: “Um sábio não diz tudo o que pensa. Mas pensa tudo o que diz”. É muito parecido ao que nos diz Provérbios 15:28: “O justo pensa bem antes de responder, mas a boca dos ímpios jorra o mal.” Logo, se Aristóteles e Salomão (o autor de Provérbios) estiverem certos, pensar antes de falar é uma atitude dos sábios e também dos justos.
Sem dúvida, uma característica marcante de um ignorante é falar demais. O ignorante não perde uma única oportunidade de falar algo que possa atacar ou ofender alguém. Basta entrar nas redes sociais e ver tantas e tantas publicações de ataque, com ofensas, a quem tem opiniões e posições diferentes em relação a estas pessoas.
O principal argumento dos ignorantes, para constantemente atacar, machucar e ofender é que “a verdade precisa ser dita”. Ignoram, no entanto, que muitas vezes estão falando apenas da “sua verdade“, baseada na sua própria experiência e limitado conhecimento e não de uma verdade absoluta e definitiva.
Comece hoje a desenvolver o hábito de pensar mais antes de falar. Você perceberá que muitas vezes, apenas 10 segundos de reflexão serão suficientes para que algo totalmente desnecessário e venenoso seja dito. Pensar antes de falar é característica do sábio e do justo. Já o ignorante e o ímpio, “jorram o mal da sua boca“.
Você é sábio e justo ou ignorante e ímpio?
Oração: Senhor, desejo desenvolver o hábito de pensar antes de falar. Para ser sábio e justo. Amém!
Versículo base: O justo pensa bem antes de responder, mas a boca dos ímpios jorra o mal. (NVI) Provérbios 15:28