Um raio-x da sua vida
Eu moro na Colômbia, que é um país reconhecido internacionalmente por ter o melhor café do mundo. Por isso, sempre que viajo ao Brasil, levo na bagagem vários pacotes de café, para presentear amigos e familiares.
Algo muito sério e importante, principalmente em voos internacionais, é o controle de bagagem feito nos aeroportos, com o objetivo de impedir o tráfico de drogas, o contrabando ou a entrada no avião de qualquer produto ou substância que possa colocar em risco a segurança do voo. Por esse motivo, toda a equipagem passa por vários controles, entre eles o de raio-x, algumas vezes em mais de uma ocasião. Inclusive passageiros podem ser selecionados para passar pelo raio-x, para verificar se não houve ingesta de drogas.
Em uma das minhas viagens, eu fui retirado da aeronave, porque minha mala foi separada para uma inspeção mais detalhada e em minha presença. Fui chamado a uma sala, e vivi a clássica experiencia dos programas “Alerta Aeroporto”. Minha mala foi aberta, meus pacotes de café localizados (e eram vários) e um a um eles foram “perfurados” para a verificação de que realmente era café. Felizmente, para mim, era café e eu pude retornar ao voo, embora minha mala não teve a mesma sorte e chegou no Brasil apenas alguns dias depois.
Mas porque estou contando esta história? Porque foi feito um raio-x da minha mala e eu fui chamado para uma inspeção. Em nenhum momento eu me senti preocupado ou estressado, porque sabia exatamente o que havia na minha mala.
Assim deve ser a nossa vida. Ainda que seja feito um raio-x dela, mesmo que sejamos pressionados, interrogados, revistados, nada vamos temer, porque nada temos que ocultar. Essa é a paz do justo. E o texto de Provérbios 11:6, parece que foi feito para todos aqueles que vamos para esta sala de inspeção do aeroporto. Ele diz que “a honestidade livra o homem correto”, que foi o que aconteceu comigo. Minha honestidade me trouxe livramento e eu pude seguir o meu voo com tranquilidade. Mas aqueles que trazem cocaína em suas malas não tem o mesmo destino: “mas o desonesto é apanhado na armadilha da sua própria ganância”.
Que a sua “mala” não tenha desonestidade, enganos e mentiras escondidas. Que sua vida seja transparente, justa e segundo os princípios do Senhor. Para que venha livramento sobre a sua vida e você possa seguir a sua viagem nesta vida que Deus lhe deu.
Oração: Senhor, eu quero viver uma vida correta diante de ti e dos homens. Que minha vida seja transparente e que mesmo que se faça um raio-x, nada exista para acusar-me. Amém.
Versículo base: A honestidade livra o homem correto, mas o desonesto é apanhado na armadilha da sua própria ganância. (NTLH) Provérbios 11:6