Um acontecimento e três atitudes
Estava lendo o relato de um homem que se acidentou em Patna, na Índia. Uma camionete em alta velocidade, o fez desviar da pista e ele se chocou contra o acostamento. Com ele, no carro, estavam outras 3 pessoas e o motorista da camionete fugiu do local, sem prestar socorro.
O homem contava no seu relato que, ferido, ele apenas conseguiu descer do carro e sem forças, caiu na pista. Ele estava ensanguentado, sem forças, e caído no asfalto quente, pois fazia 36 graus naquela tarde. Ele conta que outro carro passava por ali. O motorista parou o carro, desceu, e com seu celular, apenas filmou o carro batido, com 3 passageiros ainda dentro e inconscientes, e tmbém o filmou caído no asfalto, chegando a filmar seu rosto ensanguentado, bem de perto. Depois voltou para o seu carro e foi embora.
O homem contou também sobre outro casal, que passava por ali. Esse casal, parou seu carro, desceu, chamou a emergência, e com uma toalha, fazia sombra para aquele homem. O casal ficou ali, por 70 minutos, de pé, fazendo sombra ao homem, falando com ele, e o animando, até que a emergência chegou. A ambulância levou os 2 passageiros mais graves, entre eles, o que estava caído no asfalto, e aquele casal levou até o hospital os outros 2 passageiros.
Neste relato, eu vejo um acontecimento e três atitudes, completamente diferentes: aquele que causa o conflito e foge da sua responsabilidade, aquele que apenas busca entretenimento com a tragédia e aquele que estende a mão, busca ajudar, traz cobertura e proteção.
Então eu pergunto: nos seus relacionamentos ou nas redes sociais, qual destas pessoas você tem sido? Você é aquele que provoca um conflito e logo, foge da sua responsabilidade? Você é aquele que se diverte com a tragédia na vida de alguém, ainda que de alguma pessoa famosa, compartilhando vídeos e publicações que denigrem a imagem de outra pessoa? Ou você é aquele que cobre, protege, e busca levar palavras de apoio e incentivo, estendendo a mão para ajudar?
Neste relato, é fácil criticar o comportamento dos dois primeiros motoristas. Mas algumas vezes, nos comportamos da mesma forma em nossos relacionamentos ou nas redes sociais. O que acontece nas redes sociais ou no mundo virtual, pode destruir tanto, quanto o que acontece no mundo real. A milhares de quilômetros de distancia, eu posso atacar e machucar outra pessoa, que talvez eu nem mesmo conheça.
Que você e eu sejamos sábios em nosso agir e não seja o nosso atuar, como o de “animais irracionais que seguem a sua natureza“.
Oração: Senhor, quero ser sábio em meu agir. Dá-me sabedoria para entender como devo atuar, em cada situação. Amém.
Versículo base: “Mas estes, como animais irracionais, que seguem a natureza, feitos para serem presos e mortos, blasfemando do que não entendem, perecerão na sua corrupção.” (ACF) 2 Pedro 2:12