Tudo vem do Pai
Conta-se que um pai amoroso e esforçado, fazia de tudo para dar o melhor para os seus filhos. Trabalhava como contador para uma pequena empresa na sua cidade, e com o seu salario, que não era muito alto, fazia o que podia para projetar o futuro dos seus filhos.
Sua filha mais velha, sonhava em ser pintora. No entanto, tinha muita dificuldade para vender os seus quadros e já começava a se desanimar, pensando em desistir da pintura.
Foi quando aquele pai teve uma ideia. Ele ligou para alguns dos seus amigos, e pediu:
– “Eu gostaria que você me fizesse um favor. Entre em contato com a minha filha e lhe compre um quadro. Mas não se preocupe, eu pagarei pelo quadro. Eu apenas quero que ela se motive com as vendas e acredite no seu potencial”.
Durante vários meses, aquele pai comprou quadros para os seus amigos, sem que sua filha jamais soubesse que ele era o verdadeiro comprador. E funcionou: sua filha, mais motivada, passou a dedicar-se mais a pintura. Com o dinheiro das vendas, ela comprou cursos de especialização, melhorou sua técnica, comprou melhores materiais e logo, já era reconhecida na cidade, fazendo exposições e vendendo muitos quadros.
Foi quando o irmão daquela jovem a procurou para pedir apoio, com o pagamento de um curso de programação, para que ele pudesse, mais adiante, ingressar no mercado de trabalho. Mas ela se negou, dizendo que cada um precisava cuidar de si mesmo.
Seu pai foi falar com ela, para tentar fazê-la mudar de opinião, mas o que ele ouviu dela, foi muito duro para ele:
– “Pai, você nunca fez nada por mim. Eu só me tornei uma grande pintora porque consegui vender meus quadros e pagar cursos de especialização. Fiz tudo sozinha. De você eu nunca ganhei nada”.
Se ao ler está breve história, você se revoltou com a ingratidão dessa jovem, deixe-me dizer algo. Esta jovem é você. Esta jovem sou eu.
Nós pensamos que somos o que somos por mérito próprio. Mas na verdade, tudo vem do Pai. E logo, reclamamos com Ele, pensando que Ele nunca fez nada por nós.
Você precisa entender algo: o salário que você recebe, não vem da sua capacidade, nem da empresa onde você trabalha: ele vem de Deus. A saúde que você tem, não vem apenas dos seus bons hábitos alimentares e dos exercícios físicos: é benção do Senhor. Você levantou da cama hoje, não foi pelas suas próprias forças, mas porque Deus permitiu. Tudo vem do Pai. Você pode não ver, não saber ou não reconhecer, mas tudo vem dEle e sem Ele nada podemos fazer.
Tome um tempo agora, para orar ao Senhor e reconhecer, que tudo vem dEle.
Oração: Senhor, eu reconheço agora, que tudo o que eu sou ou tenho, vem de ti. Nada é mérito meu. Tudo é teu, e pela tua mão chegou até mim. Amém.
Versículo base: Eu sou a videira, vocês são os ramos. Quem permanece em mim, e eu, nele, esse dá muito fruto; porque sem mim vocês não podem fazer nada. (NAA) João 15:5