“Todos tem defeitos. Menos eu.”

Homem com aspecto de arrogância e a frase: Todos tem defeitos, menos eu.
DISPONÍVEL TAMBÉM EM ÁUDIO

“Todos tem defeitos. Menos eu.”

Acredito que ninguém diria essa frase de maneira consciente, mas inconscientemente, é exatamente como pensamos, e principalmente, como agimos. É fácil ver as falhas nos demais, mas nem sempre é tão fácil reconhecer as mesmas falhas em mim mesmo.

O maior problema não está nos defeitos que sabe que tem. O grande problema realmente está nos defeitos que não sabe ou não reconhece tem.

Se eu falar sobre preconceito, por exemplo, é muito provável que você tenha algum tipo de preconceito. Mais do que isso, eu diria que é quase impossível encontrar um ser humano 100% livre de qualquer rasgo de preconceito. Podemos ter preconceito contra pessoas por sua cor da pele, nacionalidade, classe social, partido político, região do país ou até mesmo pela sua profissão. É fácil pensar que se alguém é de tal região do país, certamente não gosta de trabalhar ou se é desse partido político, então não é honesto. O preconceito é talvez um pecado cometido diariamente, mas que não identificamos. “Advogado é tudo igual” ou “todo branco rico é racista“, não deixam de ser comentários preconceituosos.

Preconceito, raiva, juízo, inveja, orgulho, desprezo, indiferença, fofoca, difamação, mentira, arrogância e tantas outras coisas, nada mais são que os nossos defeitos não reconhecidos. Podemos ver tudo isso nos demais, mas é difícil vê-los em nós mesmos. Mas eles estão ali. Basta estar atento e sensível ao Espírito Santo, para dar-se conta de todas essas características em nossos comportamentos.

Por isso, Paulo, quanto mais cheio do Espírito Santo, mais era consciente de ser “o pior dos pecadores“. Quando Paulo se declarou o pior dos pecadores, não estava aplicando aquela “falsa humildade” que muitas vezes nós usamos. Ele era sincero, porque o Espírito Santo revelava cada falha, cada defeito, cada contaminação na sua alma.

Por isso eu digo: Todos seres humanos tem defeitos. E eu, mais do que qualquer outro.

Oração: Senhor, eu reconheço que tenho muitos defeitos. E peço que o teu Santo Espírito me revele um a um, para que eu possa trabalhar neles. Te peço que não os revele todos de uma vez, porque eu não suportaria, mas que me sejam revelados e tratados, no teu tempo Senhor. Amém.

Versículo base: Esta afirmação é fiel e digna de toda aceitação: Cristo Jesus veio ao mundo para salvar os pecadores, dos quais eu sou o pior. Mas, por isso mesmo alcancei misericórdia, para que em mim, o pior dos pecadores, Cristo Jesus demonstrasse toda a grandeza da sua paciência, usando-me como um exemplo para aqueles que nele haveriam de crer para a vida eterna. (NVI) 1 Timóteo 1:15-16


Loading

Compartilhe:

Adicionar um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *