Tempo de calar e tempo de falar
Aconteceu na Copa do Mundo de 2010. A Coréia do Norte disputava pela segunda vez o mundial e na segunda rodada, enfrentava a seleção de Portugal. Na sua primeira passagem, em 1966, conseguiu avançar de fase em um grupo que tinha a União Soviética, o Chile e a Itália e a histórica classificação havia sido alcançada com uma vitória sobre a Itália, por 1 a 0. Na seguinte fase foi eliminada justamente por Portugal, em um jogo onde a Coréia do Norte chegou a estar vencendo por 3 a 0, mas que terminou derrotada por 5 a 3.
Voltamos então a 2010, quando depois de perder por 2 a 1 para o Brasil na estreia da Copa do Mundo, a Coreia do Norte enfrentava Portugal. Devido ao bom desempenho da seleção coreana contra o Brasil, pela primeira vez na história, a ditadura norte-coreana decidiu transmitir o jogo ao vivo em sua TV estatal. Milhões de coreanos se sentaram para ver o jogo. O primeiro tempo terminou 1 a 0 para Portugal, mas os comentaristas coreanos estavam confiantes no empate: “Se jogamos com nosso estilo poderemos marcar“, diziam os comentaristas.
Veio o segundo tempo e o que aconteceu? Uma histórica goleada de Portugal que aplicou inquestionáveis 7 a 0 na seleção norte-coreana. E os motivados comentaristas, o que disseram? Nada, absolutamente nada. Em determinado momento, a TV coreana simplesmente ficou em silêncio absoluto e não comentou mais o jogo. Também não transmitiu mais jogos daquela Copa do Mundo.
Esta história que contei com muitos detalhes, me faz pensar que, devo ficar em silêncio algumas vezes, mas não diante do meu adversário, e sim, diante de Deus. É o que aprendo na sua palavra:
- “Mas o Senhor está em seu santo templo; diante dele fique em silêncio toda a terra”. Habacuque 2:20
- “Aquietem-se todos perante o Senhor, porque ele se levantou de sua santa habitação”. Zacarias 2:13
O silêncio é também uma manifestação de respeito diante de uma autoridade. Não foi o caso dos norte-coreanos, que calaram por causa do seu orgulho. No entanto, como aprendo em Eclesiastes 3, verso 7, há “tempo de calar e tempo de falar“. E é preciso ser sábio para entender quando é momento de um ou de outro.
Oração: Senhor, revela-me se é momento de falar ou de calar. Que meu silêncio não seja motivado por orgulho, mas por respeito ou qualquer outra razão que me seja dada por ti. Amém!
Versículo base: “Para tudo há uma ocasião, e um tempo para cada propósito debaixo do céu: tempo de rasgar e tempo de costurar, tempo de calar e tempo de falar” Eclesiastes 3:1 e 7