Silêncio no leilão
Aconteceu no estado do Nebraska, nos Estados Unidos. Cerca de 200 fazendeiros permaneceram em silêncio durante um leilão de uma fazenda. O motivo? Todos haviam decidido permitir que um jovem e seu pai, pudessem readquirir sua fazenda que estava sendo leiloada e por isso, não fizeram nenhuma oferta. Assim, pai e filho puderam recuperar sua propriedade logo na primeira oferta realizada.
Essa história me comove porque ela me ensina que quando o ser humano deseja fazer o bem, ele faz. O sistema é cruel, implacável, ele pode tirar uma propriedade de alguém e colocá-la a disposição do maior ofertante. Mas o ser humano pode tomar a decisão de não fazer parte deste “sistema”. Como seres humanos, temos poder de decidir não usar o sistema a nosso próprio favor e sim, para fazer justiça.
Foi isso que Jesus tentou explicar quando foi questionado sobre a “permissão de divorcio” dada por Moisés no antigo testamento. “Moisés lhes permitiu divorciar-se de suas mulheres por causa da dureza de coração de vocês. Mas não foi assim desde o princípio“, Mateus 19:8. As leis são necessárias por causa da dureza do coração do homem. Se o ser humano não tivesse um coração tão duro, egoísta, isento de cuidado e amor pelo próximo, nenhuma lei seria necessária. No entanto precisamos de leis para tudo.
Trago ainda as palavras do filósofo grego Hermógenes que disse: “São os homens e não as leis que precisam mudar. Quando os homens forem bons, melhores serão as leis. Quando os homens forem sábios, as leis por desnecessárias, deixarão de existir. Mas isto será possível somente quando as leis estiverem escritas e atuantes no coração de cada um de nós”.
Oração: Senhor, sei que as leis existem por causa da dureza do meu coração. Quero ser bom para o meu próximo, não importa o que diga a lei. Amém!
Versículo base: Assim, eles já não são dois, mas sim uma só carne. Portanto, o que Deus uniu, ninguém o separe”. Perguntaram eles: “Então, por que Moisés mandou dar uma certidão de divórcio à mulher e mandá-la embora?” Jesus respondeu: “Moisés lhes permitiu divorciar-se de suas mulheres por causa da dureza de coração de vocês. Mas não foi assim desde o princípio. Eu lhes digo que todo aquele que se divorciar de sua mulher, exceto por imoralidade sexual, e se casar com outra mulher, estará cometendo adultério”. (NVI) Mateus 19:6-9