Senaqueribe, o tolo rei da Assíria

A silueta de um rei montado em seu cavalo.

Esta história que vou contar hoje está registrada em 2 Crônicas, no capítulo 32 e eu recomendo ler do versículo 9 até o 23. Mas vou resumir aqui.

O rei da Assíria se preparava para avançar contra Israel. E procurou de todas as formas possíveis amedrontar o povo, com mensagens e cartas ameaçadoras, onde em todas elas, manifestava que Deus não poderia livrá-los da derrota, pois muitos povos, antes de Israel, já tinham caído diante dos Assírios, apesar dos seus deuses.

“Assim diz Senaqueribe, rei da Assíria: Em que vocês baseiam a sua confiança, para permanecerem cercados em Jerusalém? Quando Ezequias diz: ‘O Senhor, o nosso Deus, nos salvará das mãos do rei da Assíria’, ele os está enganando, para deixá-los morrer de fome e de sede‘. (versos 10 e 11).

O verso 19 no entanto, revela qual foi o grande erro dos Assírios: “Referiram-se ao Deus de Jerusalém como falavam dos deuses dos outros povos da terra, que não passam de obra das mãos dos homens”. Que grande engano, pensar que o nosso Deus era como os falsos deuses criados por homens, estátuas de barro, ouro ou bronze, deuses criados por homens.

Não é preciso ser nenhum gênio para adivinhar o final desta história: “E o Senhor enviou um anjo, que matou todos os homens de combate e todos os líderes e oficiais no acampamento do rei assírio, de forma que este se retirou envergonhado para a sua terra. E certo dia, ao adentrar o templo do seu deus, alguns dos seus filhos o mataram à espada.” 2 Crônicas 32:21

O grande erro do tolo rei Senaqueribe foi pensar que o nosso Deus é invenção humana. E quantos “tolos” neste mundo não pensam o mesmo? Não sejamos você e eu tolos como este rei e também não vamos permitir que nossos amigos e familiares cometam o mesmo erro. Nosso Deus é real.

Oração: Senhor, não quero ser tolo como este rei e não quero que amigos e familiares cometam o mesmo erro. Que eles conheçam a verdade. Amém!

Versículo base: Assim o Senhor salvou Ezequias e o povo de Jerusalém das mãos de Senaqueribe, rei da Assíria, e das mãos de todos os outros; e cuidou deles em todas as fronteiras. Muitos levaram a Jerusalém ofertas para o Senhor e presentes valiosos para Ezequias, rei de Judá. Daquela ocasião em diante ele foi muito respeitado por todas as nações. (NVI) 2 Crônicas 32:22-23


Loading

Compartilhe:

Adicionar um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *