Rótulos

Um frasco de remédio com rótulos ofensivos. Romanos 2:3

Não adianta “não gostar”! De nada serve reclamar! Mas tudo o que você fala ou faz, cria rótulos. E não é você quem os escolhe. Os rótulos são colocados pelos demais, que estão, permanentemente, observando suas palavras e atitudes. Mesmo que de maneira inconsciente.

Os rótulos nascem a partir dos “padrões” que cada um de nós desenvolveu ao longo dos anos, através das nossas próprias experiências. E geralmente, a partir das nossas piores experiências, e não das melhores. Ou seja, sua fala ou ação, por vezes, conecta com alguma má experiência passada daquele que observa, e essa experiência traz um “rótulo” com o qual essa pessoa irá defini-lo.

Falou em “direitos humanos“, então você é “esquerdista” (rótulo). Você chora com facilidade, então você é “fraco” (rótulo). Você trabalha demais, você é um “pai ausente” (rótulo). Você não trabalha tanto, é “preguiçoso” (rótulo). Você pediu demissão e foi empreender, você é “louco” (rótulo).

Gosto muito de uma fala do filósofo gaúcho Leandro Karnal sobre não dar importancia ao que dizem sobre você e que tento aplicar em minha vida. Leandro karnal diz que realmente, não importa o que digam sobre você, seja verdade, ou seja mentira. Vou ilustrar usando como exemplo a primeira frase do parágrafo anterior: você fala em direitos humanos e é rotulado como “esquerdista”. Você é de esquerda? Se não é, não importa que digam que você é, pois você sabe que não é. E se você é? Então não importa, porque você realmente é de esquerda. Logo, não importam os rótulos. Só importa o que você é realmente!

Por outro lado, devemos nós também evitar os rótulos. Um rótulo nada mais é que um juízo e uma condenação. Você julga e condena, em segundos. E carimba com seu “rótulo”. “Quando você, um simples homem, os julga, mas pratica as mesmas coisas, pensa que escapará do juízo de Deus?”, diz em Romanos 2:3.

Diga não aos rótulos. Aos seus e aos dos demais.

Oração: Senhor, eu decido não ter rótulos. Palavras não me definem. E também decido não definir os demais com meus rótulos, fundamentados em minhas piores experiências. Amém!

Versículo base: Assim, quando você, um simples homem, os julga, mas pratica as mesmas coisas, pensa que escapará do juízo de Deus? (NVI) Romanos 2:3


Loading

Compartilhe:

Adicionar um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *