Responsabilidade de pai
Assistindo um episódio do programa Operação Fronteira, que traz casos de traficantes e contrabandistas que são interceptados na fronteira entre o Brasil e o Paraguai, um caso em especial me chamou a atenção.
Uma mulher de mediana idade, foi interceptada com contrabando. Normalmente, as pessoas que são pegas tem o hábito de dizer que foi a “primeira vez”, mas esta mulher não se importou em reconhecer que faz o mesmo trajeto 2 ou 3 vezes por semana, sempre levando contrabando. Logo, o repórter fez algumas perguntas se ela voltaria a levar contrabando. Ela, sendo totalmente honesta, disse que sim, pois já tinha certa idade e nenhum estudo:
– “Eu cresci em um sitio e meu pai nunca se preocupou com que eu estudasse”.
Logo, ela contou que teve 2 filhas, mas uma já havia falecido e restava apenas uma única filha.
E quando o repórter perguntou sobre onde estava o pai das suas filhas, ela demorou alguns segundos, para finalmente dizer:
– “Essa é uma boa pergunta”.
Essa mulher teve um pai que, muito possível por ignorância, não se preocupou em dar estudo a sua filha. Depois, foi abandonada pelo pai das suas filhas. Ela foi defraudada por 2 pais, que não cumpriram com a sua responsabilidade de pais.
Quando um pai não cumpre com sua obrigação de pai, a vida dos seus filhos é fortemente impactada. E a partir dali, gerações inteiras podem ser afetadas pela negligência de um único pai.
Da mesma forma, um pai presente e responsável, que impacta positivamente a vida dos seus filhos, poderá ver frutos por várias gerações.
Se você que está agora lendo essa reflexão é pai, ainda há tempo de impactar de maneira positiva a vida dos seus filhos. Reflita agora sobre sua responsabilidade e como tem respondido frente a ela. Se seus filhos estão vivos, sempre haverá tempo de ser um pai presente e responsável.
E se você não é pai, encaminhe esta reflexão aos pais que você conhece.
Oração: Senhor, eu já errei muito como pai. Mas te agradeço por que ainda tenho tempo para ser um pai presente e responsável. Ajuda-me Senhor a ser o pai que meus filhos precisam. Amém.
Versículo base: Eis que os filhos são herança do Senhor, e o fruto do ventre o seu galardão. Como flechas na mão de um homem poderoso, assim são os filhos da mocidade. Bem-aventurado o homem que enche deles a sua aljava; não serão confundidos, mas falarão com os seus inimigos à porta. (ACF) Salmos 127:3-5