Que todos estejam unidos num só pensamento
É raro sobreviver a um acidente aéreo. Não são poucos os casos onde grandes aeronaves caíram e não deixaram sobreviventes. Finalmente, se você está a bordo de um Airbus ou de um Boeing a 11 mil metros de altura e a aeronave começa a cair, as possiblidades de sobrevivência são muito pequenas, realmente.
Acredito que este exemplo ilustra bastante bem o que acontece com uma familia, quando esta começa a destruir-se. É comum pensar que nossas decisões, como pais, não afetarão a vida dos nossos filhos, mas isso não é verdade. A destruição de um casamento, muitas vezes, acompanha a destruição da vida e do futuro dos filhos. Por mais que se busque evitar, haverão impactos importantes na vida e no futuro dos nossos filhos.
Por isso, o que devemos fazer é reconstruir. Buscar o diálogo e encontrar as soluções. No texto de hoje Paulo nos exorta a que “concordem uns com os outros no que falam” e que “todos estejam unidos num só pensamento e num só parecer”. Isso vale para uma igreja, como a de Corinto, mas vale também para uma família.
Por mais difícil que possa parecer, uma família deve buscar a unidade de pensamento. As diferentes posições ou ideias precisam ser debatidas de maneira aberta, franca e direta, mas no final, é preciso buscar o consenso. É necessário que ambas partes cedam em igual medida e existam acordos. Uma família que vence é aquela que não foge do diálogo e enfrenta as dificuldades.
Oração: Senhor, como sacerdote do lar, eu decido buscar a unidade de pensamento na familia, por meio do diálogo, sendo bom ouvinte, falando com amor e cedendo quando necessário. Amém!
Versículo base: Fiel é Deus, o qual os chamou à comunhão com seu Filho Jesus Cristo, nosso Senhor. Irmãos, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo suplico a todos vocês que concordem uns com os outros no que falam, para que não haja divisões entre vocês, e, sim, que todos estejam unidos num só pensamento e num só parecer. (NVI) 1 Coríntios 1:9-10