Quando o telefone toca na madrugada
Praticamente não tive “avós” presentes em minha vida. Meus avós por parte de mãe faleceram muito antes do meu nascimento. E por parte do meu pai, tive apenas a minha Vó Helena, que nem mesmo falava português, razão pela qual praticamente não havia comunicação ou uma relação próxima.
Mas um detalhe do falecimento da minha vó ficou marcado na minha mente: o telefone tocando na madrugada. Lembro que o telefone tocou no meio da noite, quando todos estávamos dormindo. Mas acordei e escutei meu pai atender o telefone e receber a noticia do falecimento dela.
Eu não sabia ainda o impacto dessa lembrança na minha mente, até que meu filho Zach nasceu e precisou ficar 21 días em cuidados intensivos, entre a vida e a morte. Não nos era permitido ficar com ele no hospital, razão pela qual precisávamos ir para casa. “Se algo acontecer, ligamos para vocês”, diziam os médicos. Todas as noites, eu tinha simplesmente pânico de pensar que o telefone tocaria durante a madrugada.
Muitos dos medos que temos, tem origem em nossas experiências passadas, e muitas delas, estão “escondidas” em nosso subconsciente. Quando não sabemos porque reagimos de determinada maneira, e importante buscar no passado as experiências que podem determinar estas reações. Se algo o irrita de maneira constante ou lhe traz temor, peça a Deus em oração que revele a você este fato oculto em seu passado que possa ser o “detonador” desta reação. E entregue este fato a Deus, para que você possa ser verdadeiramente livre.
Cristo já morreu na cruz por todo nosso passado. Não esqueça de que “se o Filho os libertar, vocês de fato serão livres”, João 8:36
Oração: Senhor, todo meu passado, tudo aquilo que me traz medo ou irritação, eu entrego a ti. Amém!
Versículo base: Portanto, se o Filho os libertar, vocês de fato serão livres. (NVI) João 8:36