Princesa de Deus
Quando fazemos as reuniões de família, aqui em Bogotá, é um costume marcar os copos plásticos com o nome de cada um dos presentes. Assim, com cada copo identificado, evitamos o desperdício e garantimos que cada um use apenas o seu próprio copo. No meu copo fica marcado “Berny” que é como minha família pelo lado colombiano carinhosamente me chama. E então a minha esposa no seu copo escreve “Princesa de Berny“. E confesso que isso me emociona, pois percebo e me alegro em saber que ela mesma se vê como a minha princesa, a princesa de Berny.
No entanto, lembro então que na verdade, ela é a princesa de Deus, que me foi “emprestada” para cuidar, amar e proteger. Ela é a princesa preciosa do criador, filha do Rei, que me foi confiada, para que eu pudesse devolve-la ao criador, melhor do que era quando eu a recebi. E a grande verdade é que por muitos anos, eu não entendia isso.
Durante muitos anos eu fui um marido egoísta, insensível e distante. Levou muito tempo aprender e entender meu papel como esposo e pai. Precisei ser levado a um deserto para finalmente entender que a vida, como eu a estava vivendo, não era aquela planejada por Deus para mim. Logo, pude entender que se desejo amar e cuidar da minha esposa como ela necessita, eu preciso em primeiro lugar me submeter a Deus.
Quero finalizar esta reflexão resumindo as 3 mensagens centrais que desejo transmitir:
- Humanamente, é muito difícil ser bom esposo ou pai. Submete-te a Deus.
- Sua esposa é a princesa de Deus, entregue a você para que a ame, cuide e proteja.
- Você prestará contas a Deus sobre a forma como amou, cuidou e protegeu sua esposa.
A boa notícia é que cada dia é uma nova oportunidade para começar de novo. Não espere mais, comece hoje, submete-te a Deus e torne-se o esposo que cuida da princesa de Deus.
Oração: Senhor, eu quero cuidar da minha esposa, da tua princesa, que me foi entregue por ti para amar, cuidar e proteger. Me ensina como fazê-lo, porque nas minhas forças eu não consigo. Amém!
Versículo base: Do mesmo modo vocês, maridos, sejam sábios no convívio com suas mulheres e tratem-nas com honra, como parte mais frágil e co-herdeiras do dom da graça da vida, de forma que não sejam interrompidas as suas orações. (NVI) 1 Pedro 3:7