Preconceito e discriminação
Dorothy Counts tinha 15 anos em 1957, quando foi uma das primeiras jovens negras a ser admitida uma escola pública americana, logo após o fim da segregação racial nos Estados Unidos. Durante 4 dias, ela tentou estudar na Universidade Harry Harding, na Carolina do Norte, e em cada um desses 4 dias ela foi perseguida pelos seus “colegas”, cuspiram na sua cara, colocaram lixo na sua comida e foi humilhada com gritos e ofensas raciais. Tudo isso diante da passividade dos seus professores. Seus pais receberam ameaças de morte por telefone, quando então decidiram retirá-la da escola.
Um relato como esse pode chocar nos dias de hoje. No entanto, o comportamento dos “colegas” de Dorothy em 1957 é a mais pura expressão do preconceito. Segundo o dicionário, preconceito é “qualquer opinião ou sentimento concebido sem exame crítico” ou “um sentimento hostil, assumido em consequência da generalização apressada de uma experiência pessoal ou imposta pelo meio“. E o preconceito leva a discriminação, que segundo o dicionário é “ação ou efeito de separar, segregar, pôr à parte“.
Eu e você somos preconceituosos quando temos qualquer opinião sobre alguém sem um exame crítico ou motivado por uma imposição do nosso meio. E constantemente o fazemos, contra pessoas que tenham uma diferente posição política, gênero, posição social, pela sua renda ou região onde nasceu. E logo, passamos a discriminar, “agrupando” seres humanos que são diferentes a nós. Para ser mais específico com esta mensagem alguns exemplos:
- “Mulheres dirigem mal”
- “Homens são infiéis”
- “Esquerdista é burro”
- “Nordestino não gosta de trabalhar”
- “Pobre não tem educação”
Cada um destes pensamentos tem preconceito e discriminação, pois agrupa seres humanos e os “qualifica” sem um exame crítico e ignorando que cada ser humano é diferente, único e especial.
Oração: Senhor, não quero ser preconceituoso. Elimina da minha mente e do meu coração qualquer juízo prévio a qualquer pessoa por seu gênero, cor, posição social ou política. Amém.
Versículo base: “Não há judeu nem grego, escravo nem livre, homem nem mulher; pois todos são um em Cristo Jesus.” (NVI) Gálatas 3:28