De onde vêm as guerras e contendas que há entre vocês?

casal discutindo

A guerra do futebol é como ficou conhecido o confronto entre El Salvador e Honduras, que durou 4 dias e teve pelo menos 2100 pessoas mortas entre 14 e 18 de julho de 1969. Já existia muita tensão política entre os dois países e as hostilidades aumentaram quando El Salvador e Honduras teriam que disputar uma vaga na Copa do Mundo de 1970 em 3 jogos. Na segunda partida, realizada em San Salvador os conflitos começaram e jogadores, torcedores e imigrantes em ambos os países foram perseguidos e assassinados. Os dois países então romperam as suas relações diplomáticas que só puderam ser definitivamente reestabelecidas quase uma década depois.

Então me lembro da pergunta em Tiago, capítulo 4: “De onde vêm as guerras e contendas que há entre vocês?” A guerra entre os dois países não foi por causa do futebol. Não foi por uma vaga na copa do mundo de 1970. O próprio texto responde: vem das paixões que guerreiam dentro de nós.

Quando você briga com um familiar ou amigo por política, defendendo este ou aquele partido ou político, não é mais que a manifestação das paixões que guerreiam dentro de você. As amizades e as relações familiares sempre devem estar acima das nossas posições ou opiniões. Não se deixe levar pela “paixão”.

Oração: Senhor, não quero me deixar levar pela paixão, criando discussões e brigas com familiares ou amigos. Dá-me sabedoria para saber como atuar em cada situação. Amém!

Versículo base: De onde vêm as guerras e contendas que há entre vocês? Não vêm das paixões que guerreiam dentro de vocês? Vocês cobiçam coisas, e não as têm; matam e invejam, mas não conseguem obter o que desejam. Vocês vivem a lutar e a fazer guerras. Não têm, porque não pedem. (NVI) Tiago 4:1-2


Loading

Compartilhe:

Adicionar um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *