Precisamos amar mais e julgar menos
Conta-se que um homem frequentava a igreja regularmente, junto com a sua família.
Certo domingo, durante o culto, ele esqueceu de colocar o seu celular no modo silencioso e ele tocou. O volume estava alto e todos na igreja escutaram.
O pastor imediatamente olhou para aquele irmão, com um temível olhar de reprovação. Os irmãos a sua volta, apenas balançavam a cabeça, mostrando seu descontentamento. Na saída do culto, aquele homem podia ver a decepção no olhar dos irmãos da igreja e na volta para casa, sua esposa fez um longo discurso sobre a reverência na casa de Deus.
Frustrado, aquele homem deixou sua mulher em casa e foi a um bar. Ele pediu uma cerveja, e de tão nervoso que estava, derrubou a garrafa. Ela quebrou e respingou cerveja em algumas pessoas a sua volta. Ele apenas baixou a cabeça esperando as queixas e talvez até uma agressão, por parte daqueles homens no bar. Mas aqueles homens apenas perguntaram se ele estava bem ou se havia se cortado com a garrafa. Eles deram a ele um guardanapo para se limpar e o dono do bar ofereceu outra cerveja de cortesia. Eles o animaram e falaram que acidentes acontecem. Não houve juízo, apenas empatia e apoio. E desde aquele dia, este homem trocou a igreja pelo bar.
Essa ilustração nos mostra o impacto que nossas atitudes podem ter sobre a vida do próximo. Precisamos amar mais e julgar menos. Amar mais não significa fazer vista grossa ao pecado. Todo pecado deve ser confrontado. Mas o juízo não vem antes do amor. O livro de Romanos, no capítulo 5, verso 8, nos diz que “Deus prova o seu amor para conosco, em que Cristo morreu por nós, sendo nós ainda pecadores.” Ora, se Deus nos mostrou amor quando ainda éramos pecadores, da mesma forma, nosso amor ao próximo vem antes do juízo e da condenação.
Meus amados, tem sobrado juízo e faltado amor em muitas igrejas. Que você e eu possamos aprender a amar antes de julgar. O amor é uma arma mais poderosa que o juízo e também pode ser usada para confrontar o pecado.
Oração: Senhor, quero que minha vida tenha mais amor e menos juízo. Que eu possa saber como agir diante do pecado, atuando como faría Jesus. Amém
Versículo base: “Mas Deus prova o seu amor para conosco, em que Cristo morreu por nós, sendo nós ainda pecadores.” (ACF) Romanos 5:8