Pensamos que a felicidade está naquilo que não temos
Kim Jong-hyun foi um cantor sul coreano de grande sucesso em seu país. Sua fama, no entanto, durou alguns poucos anos, quando, no dia 18 de dezembro de 2017, com apenas 27 anos, Kim Jong-hyun tirou a sua própria vida. Em profunda depressão, durante vários dias, escreveu notas e enviou mensagens de despedida para amigos e familiares. Em uma delas ele dizia: “Estou quebrado por dentro. A depressão que me corrói lentamente, finalmente me engoliu por inteiro. É incrível o quanto dói. Ninguém está mais atormentado, nem debilitado do que eu“. Amigos e familiares apenas puderam “retrasar” sua morte em alguns dias, mas não puderam evitá-la.
É provável que cada um de nós, que não sejamos ricos ou famosos, tenhamos dificuldade para entender o que leva alguém com fama e dinheiro a tirar a própria vida. Mas existe um ponto importante a ser compreendido. A tendência é acreditar que a felicidade está naquilo que eu não tenho.
Se eu não tenho dinheiro, eu penso que todos aqueles que tenham muito dinheiro deveriam ser felizes. Se não tenho saúde, eu penso que todos os saudáveis deveriam ser felizes. Se eu não tenho uma família, tenho a tendência de acreditar que aqueles que tenham uma família deveriam ser felizes. Se eu não tenho uma habilidade específica como jogar futebol ou ser um grande músico, passo a pensar que aqueles que a tenham deveriam obrigatoriamente ser felizes. Logo, ninguém poderia ser feliz, porque seria impossível ter tudo.
Como então ser feliz? Encontro a resposta no Salmo 1, logo nos versos 1 e 2: “Como é feliz aquele que não segue o conselho dos ímpios, não imita a conduta dos pecadores, nem se assenta na roda dos zombadores! Ao contrário, sua satisfação está na lei do Senhor, e nessa lei medita dia e noite.”
Aquele que criou a vida me diz que a felicidade não está no dinheiro, na fama, na saúde, na família ou em alguma habilidade especial. A felicidade eu encontro quando passo a meditar na sua palavra, dia e noite. A verdadeira felicidade eu apenas posso encontrar quando alimento mais o meu espírito que a minha carne, porque a minha carne nunca estará satisfeita.
Oração: Senhor, quero encontrar a felicidade meditando na tua palavra cada dia, como aprendo de ti. Amém.
Versículo base: Como é feliz aquele que não segue o conselho dos ímpios, não imita a conduta dos pecadores, nem se assenta na roda dos zombadores! Ao contrário, sua satisfação está na lei do Senhor, e nessa lei medita dia e noite. (NVI) Salmos 1:1-2