A viagem é curta

Conta-se que um jovem subiu em um ônibus e sentou-se, de maneira brusca, ao lado de um idoso, atingindo-o com a sua mochila e ocupando mais espaço do que lhe correspondia no assento. O idoso, apenas olhou para o jovem, sorriu e disse:
– “Bom dia meu jovem”.

O jovem, sem nenhum respeito, respondeu:
– “Péssimo dia pra você, velho nojento”.

Aquele idoso, no entanto, não teve nenhuma reação e mantinha sua passividade e paz. Logo, o jovem, intrigado, perguntou:
– “Velho, por que você se deixa insultar dessa maneira? Por que não reage?”
Então, o idoso respondeu:
– “Não tenho motivos para discutir por uma ofensa tão insignificante. E minha viagem ao seu lado será muito curta, pois logo, vou descer deste ônibus”.

Sábias palavras do idoso: a viagem é curta. E talvez, apenas por isso, não deveríamos perder tempo com brigas e discussões.

Sempre que recordamos uma discussão, nos torna mais fácil ver, como era irrelevante a razão pela qual discutimos. Mais tarde, vendo as coisas em perspectiva, podemos observar que brigamos ou discutimos por um motivo banal. Melhor é aproveitar a viagem, desfrutar da paisagem, manter a paz e evitar as discussões.

No texto escolhido para hoje, o apóstolo Paulo escreve a um jovem chamado Timóteo e lhe dá essa recomendação: “Fique longe das discussões tolas e sem valor, pois você sabe que elas sempre acabam em brigas. O servo do Senhor não deve andar brigando, mas deve tratar todos com educação.”

Que no dia de hoje, possamos, você e eu, evitar as discussões tolas e sem valor, pois a viagem é curta. O dia passa rápido, e os anos também. Melhor é ter paz.

A viagem é curta – Devocional Diário

Oração: Senhor, eu quero evitar as discussões tolas e sem valor. Dá-me da tua sabedoria, para entender que a viagem é curta e que estarei pouco tempo com essa pessoa que quer discutir comigo, para assim, manter a minha paz. Amém.

Versículo base: Fique longe das discussões tolas e sem valor, pois você sabe que elas sempre acabam em brigas. O servo do Senhor não deve andar brigando, mas deve tratar todos com educação. Deve ser um mestre bom e paciente, que corrige com delicadeza aqueles que são contra ele. Pois pode ser que Deus dê a eles a oportunidade de se arrependerem e de virem a conhecer a verdade. E assim voltarão ao seu perfeito juízo e escaparão da armadilha do Diabo, que os prendeu para fazerem o que ele quer. (NTLH) 2ª Timóteo 2:23-26


Loading

Compartilhe:

Adicionar um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *