Palavras e não gritos

Homem grita com uma mulher

O texto de hoje está em Eclesiastes e traz o seguinte e breve relato: “Havia uma pequena cidade, de poucos habitantes. Um rei poderoso veio contra ela, cercou-a com muitos dispositivos de guerra. Ora, naquela cidade vivia um homem pobre mas sábio, e com sua sabedoria ele salvou a cidade. No entanto, ninguém se lembrou daquele pobre.”

Depois deste relato, Salomão conclui que a sabedoria vale mais que a força. Mas conclui também que a sabedoria de uma pessoa pobre sempre será desprezada.

No entanto, este pequeno relato traz uma outra lição muito importante, que não é tão citada como as anteriores. É o trecho do verso 17: “As palavras dos sábios devem ser ouvidas com mais atenção do que os gritos de quem domina sobre tolos.” Quando há uma discussão, em especial na família, os gritos podem surgir com muita facilidade. E quando isso acontece, precisamos lembrar que quem grita é o tolo. O sábio apenas fala.

Quando houver uma divergência em sua família, escolha as palavras e não os gritos. Fale pausadamente com sabedoria. Você não é um líder de tolos, para que com gritos possa exercer autoridade em sua casa. Atue com sabedoria.

Oração: Senhor, não quero gritar para impor minhas ideias. Enche-me da tua sabedoria, para trazer as palavras que podem trazer paz e solução. Amém!

Versículo base: Também vi debaixo do sol este exemplo de sabedoria que muito me impressionou. Havia uma pequena cidade, de poucos habitantes. Um rei poderoso veio contra ela, cercou-a com muitos dispositivos de guerra. Ora, naquela cidade vivia um homem pobre mas sábio, e com sua sabedoria ele salvou a cidade. No entanto, ninguém se lembrou daquele pobre. Por isso pensei: Embora a sabedoria seja melhor do que a força, a sabedoria do pobre é desprezada, e logo já não se dá atenção às suas palavras. As palavras dos sábios devem ser ouvidas com mais atenção do que os gritos de quem domina sobre tolos. A sabedoria é melhor do que as armas de guerra, mas um só pecador destrói muita coisa boa. (NVI) Eclesiastes 9:13-18


Loading

Compartilhe:

Adicionar um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *