Os homens maus do Salmo 140

Um homem sentado no escuro, mãos na cabeça em sinal de temor

Fritz Harber foi um químico alemão, que recebeu o Premio Nobel de Química, em 1918, pela descoberta da síntese do amoníaco, importante no uso em fertilizantes. Por outro lado, entre seus inventos, criou gases tóxicos para serem utilizados na primeira guerra mundial. Entre eles, o gás cloro, que foi utilizado em um ataque na cidade de Ypres, da Bélgica, que matou 5 mil homens, entre ingleses, franceses e alemães. Dado o sucesso do ataque, Fritz Harber foi condecorado e promovido a capitão pelo exercito alemão. Sua esposa, Clara Immerwahr, havia sido a primeira mulher a ter um título de doutorado pela Universidade de Breslau. Ela era contraria ao uso de gases letais e ao não conseguir convencer o seu marido a desistir do projeto, terminaria suicidando-se no mesmo dia da condecoração do esposo, com uma pistola. E como se fosse pouco para a vida do nosso personagem central desta reflexão, Fritz Harber era judeu. E quando Hitler assumiu o poder na Alemanha, precisou fugir. E como por ironia do destino, a formula do seu gás, criado para matar inimigos, acabaria sendo a base para a criação do Zyklon B, usado para o extermínio dos judeus nas câmeras de gás da segunda guerra.

Fritz Harber era o homem mau do Salmo 140. Aquele que no coração tramava planos perversos, que provocava a guerra, com veneno de víbora saindo dos seus lábios. E as tragédias acompanharam a sua vida. Perdeu a esposa, a liberdade e viu seu invento sendo usado para matar seu próprio povo. Levantou-se contra ele outro homem mau, ainda mais perverso, chamado Adolf Hitler. E Fritz Harber passou de perseguidor a perseguido.

O final do Salmo 140 se cumpriu na vida de Fritz Harber: “Que os difamadores não se estabeleçam na terra, e a desgraça persiga os violentos até à morte.” Salmos 140:11. Se cumpriu também na vida de Adolf Hitler. Os maus nãos prosperarão, nisso eu creio.

Oração: Senhor, livra-me das mãos dos homens maus, descritos no Salmo 140. E mais ainda, não me deixe ser um deles. Amém!

Versículo base: Livra-me, Senhor, dos maus; protege-me dos violentos, que no coração tramam planos perversos e estão sempre provocando guerra. Afiam a língua como a da serpente; veneno de víbora está em seus lábios. Protege-me, Senhor, das mãos dos ímpios; protege-me dos violentos, que pretendem fazer-me tropeçar. Homens arrogantes prepararam armadilhas contra mim, perversos estenderam as suas redes; no meu caminho armaram ciladas contra mim. (NVI) Salmos 140:1-5


Loading

Compartilhe:

Adicionar um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *