O que você está esperando?
O que você está esperando? Certamente está esperando algo. Porque todos esperamos alguma coisa. Esperamos uma promoção ou um telefonema. Esperamos um abraço ou uma despedida. Esperamos uma formatura ou uma oportunidade. Talvez você só espere a sua aposentadoria. Mas certamente, espera algo.
Existe, no entanto, uma espera que é mais difícil. Eu a considero como a pior de todas as esperas. É quando não sabemos o que esperamos. Esperamos algo, mas não sabemos o que é. Os dias, os meses e os anos vão passando e esse sentimento não vai embora. Sempre falta algo. E bloqueamos. Essa espera não permite nosso avanço. Nem mesmo conseguimos orar por algo que não sabemos o que é. Você já se sentiu assim?
Paulo na carta aos Romanos, no capítulo 8 fala sobre a espera. Ele diz que “esperança que se vê não é esperança. Quem espera por aquilo que está vendo?” (verso 24). E mais adiante complementa: “Mas se esperamos o que ainda não vemos, aguardamo-lo pacientemente” (verso 25). E nos dá a receita secreta para orar, quando nem mesmo sabemos o que pedir. Ele diz: “Da mesma forma o Espírito nos ajuda em nossa fraqueza, pois não sabemos como orar, mas o próprio Espírito intercede por nós com gemidos inexprimíveis. E aquele que sonda os corações conhece a intenção do Espírito, porque o Espírito intercede pelos santos de acordo com a vontade de Deus” (versos 26 e 27).
O que Paulo nos diz é: não se preocupe se você não sabe pelo que orar. Simplesmente ore, e o Espírito Santo intercederá por você. O que não podemos fazer jamais é deixar de orar. Mesmo quando faltem as palavras, ore. E o que você espera, chegará!
Oração: Senhor, quero aprender a orar, mesmo quando não sei como orar, mesmo quando estou tão confuso, que não sei o que pedir ou esperar. Amém!
Versículo base: “Pois nessa esperança fomos salvos. Mas, esperança que se vê não é esperança. Quem espera por aquilo que está vendo? Mas se esperamos o que ainda não vemos, aguardamo-lo pacientemente. Da mesma forma o Espírito nos ajuda em nossa fraqueza, pois não sabemos como orar, mas o próprio Espírito intercede por nós com gemidos inexprimíveis. E aquele que sonda os corações conhece a intenção do Espírito, porque o Espírito intercede pelos santos de acordo com a vontade de Deus.” (NVI) Romanos 8: 24-27