O que para mim era lucro, passei a considerar perda
Aconteceu nas Olimpíadas de 1984. Um lutador egípcio chamado Muhammed ِAlijj Reshwan surpreendeu o mundo ao chegar na final de judô, na categoria aberta. Até então, o Egito jamais havia conquistado uma medalha no judô. Ele enfrentaria nada mais e nada menos que Yasuhiro Yamashita, um japonês considerado como um dos melhores lutadores de todos tempos. Durante a final, o treinador egípcio insistia para que Muhammed golpeasse a perna esquerda do japonês. A orientação foi ignorada pelo egípcio e finalmente, o japonês foi declarado vencedor e ficou com a medalha de ouro. Durante a entrevista coletiva, o egípcio foi questionado, sobre porque não seguir as ordens do seu treinador, de golpear a perna esquerda do seu adversário. Ao que ele respondeu:
– “Eu tinha informação confirmada de que o japonês tinha um corte no ligamento interno do joelho esquerdo, e qualquer golpe mais forte, poderia significar o fim da sua carreira como lutador“.
– “Mas essa era a grande chance de conquistar a primeira medalha de ouro para o seu país. Por que não aproveitá-la?“, insistiu o repórter.
– “Minha fé me impede de bater em um homem ferido e arruinar seu futuro por causa de uma medalha”, foi a resposta do egípcio, que silenciou a todos.
Nosso mundo está carente de pessoas que colocam o próximo acima das “medalhas” e prêmios terrenais. A busca incessante dos prêmios deste mundo tem levado o ser humano a tornar-se cada vez mais individualista e egoísta. Mas isso pode mudar, quando temos um encontro real com Cristo.
Na carta aos Filipenses, o apóstolo Paulo fala da transformação que Cristo trouxe a sua vida: “Mas o que para mim era lucro, passei a considerar perda, por causa de Cristo.” Encontrar-se com Cristo nos obriga a rever nossos valores, e até a considerar como perda o que antes pensávamos ser lucro. Logo, uma medalha de ouro conquistada arruinando a carreira de alguém é perda e não lucro, para aquele que conhece a Cristo.
O que hoje é lucro para você?
Oração: Senhor, quero considerar como perda tudo aquilo que não te agrada, que não esteja alinhado com a tua palavra e teus ensinos. Amém.
Versículo base: Mas o que para mim era lucro, passei a considerar perda, por causa de Cristo. Mais do que isso, considero tudo como perda, comparado com a suprema grandeza do conhecimento de Cristo Jesus, meu Senhor, por cuja causa perdi todas as coisas. Eu as considero como esterco para poder ganhar a Cristo e ser encontrado nele, não tendo a minha própria justiça que procede da lei, mas a que vem mediante a fé em Cristo, a justiça que procede de Deus e se baseia na fé. (NVI) Filipenses 3:7-9