O que fazer quando o pastor está errado?
Uma leitora do Hora de Orar me enviou algumas mensagens com uma dúvida importante: o que fazer quando o pastor está errado? Ela me trouxe uma situação em particular, onde o pastor da sua igreja estava determinando algo que não tinha fundamento bíblico. Não vou relatar aqui qual era a questão, mas quero deixar registradas algumas considerações importantes que devemos levar em conta em casos similares.
Orar e pedir o direcionamento do Espirito Santo
Primeiro que tudo, vá para o seu quarto, feche a porta e ore a Deus para que o seu Espirito Santo lhe dê direcionamento e que você não faça nada baixo uma ação humana. E em especial, ore pelos pastores e líderes. Sempre!
Orem no Espírito em todas as ocasiões, com toda oração e súplica; tendo isso em mente, estejam atentos e perseverem na oração por todos os santos.
Efésios 6:18
Confirme a luz das escrituras que o pastor está equivocado
Você não pode apenas “achar” que o pastor está equivocado. Estude e busque na palavra de Deus os fundamentos para estar seguro de que ele está errado.
Tenham cuidado para que ninguém os escravize a filosofias vãs e enganosas, que se fundamentam nas tradições humanas e nos princípios elementares deste mundo, e não em Cristo.
Colossenses 2:8
Aqui é muito importante o final do versículo que diz “em Cristo”. O que teria Cristo feito naquela situação? O que aprendemos dele, com seu exemplo e as diferentes situações que presenciou nesta terra?
É pecado criticar o pastor?
A partir de 1 Samuel 26:14, quando Davi disse “o Senhor me livre de levantar a mão contra seu ungido“, muitos pensam que não podem jamais criticar um pastor e devemos segui-lo, sem importar o que diga. E isso é completamente equivocado. Basta observar que Paulo criticou Pedro, incluso publicamente, quando este cobrava dos gentios que seguissem praticas judaicas:
Quando vi que não estavam andando de acordo com a verdade do evangelho, declarei a Pedro, diante de todos: “Você é judeu, mas vive como gentio e não como judeu. Portanto, como pode obrigar gentios a viverem como judeus?
Gálatas 2:14
Logo, existe uma grande diferença entre “criticar” e “levantar a mão contra“. Jamais ataque o seu pastor, mesmo que ele esteja equivocado. Mas você pode (e deve) apontar quando traz doutrinas fundamentalmente humanas e não sustentadas na palavra de Deus.
Conclusão: ser “ovelha” não significa abrir mão do pensamento crítico e da análise profunda de cada situação, em base as escrituras. Ser “ovelha“, não é ser omissos diante de ensinos humanos. E com toda reverência e respeito que um pastor merece, converse com ele sobre as verdades da palavra de Deus.
Oração: Senhor, quero discernimento para saber quando um ensino é humano e quando ele vem da tua palavra, e saber como agir quando recebo ensinos humanos do meu pastor ou líder. Amém!
Versículo base: Em primeiro lugar, ouço que, quando vocês se reúnem como igreja, há divisões entre vocês, e até certo ponto eu o creio. Pois é necessário que haja divergências entre vocês, para que sejam conhecidos quais dentre vocês são aprovados. (NVI) 1 Coríntios 11:18-19