“Se os ventos falharem, use os remos”

Um barco a vela com remos.

Uma frase bonita, escrita em latim, fica mais bonita ainda, não é verdade? “Destitutus ventis, remos adhibe” é a frase em latim, do título usado nesta reflexão: “Se os ventos falharem, use os remos”. O vento é uma grande fonte de energia, mas você não pode controlá-lo. Ele pode soprar contrariamente aos seus objetivos ou até mesmo, ausentar-se por algum tempo. E por isso, você precisa sempre contar com remos a bordo e da força dos seus braços.

Em nossa vida terrenal, muitas vezes as circunstâncias poderão não ser favoráveis. Mas isso não significa que não podemos estar preparados para elas. Estudo, esforço, dedicação, conselhos, planos, estrategias, cursos e tantas outras coisas podem e devem ser parte das nossas vidas. Como cristão, não posso tornar-me alguém que coloca toda a responsabilidade nas mãos de Deus e dizer apenas “o senhor proverá”. Embora eu não tenha dúvidas de que nosso Deus é um Deus de provisão, sustento e cuidado, sei que Ele espera de cada um de nós que façamos a nossa parte.

Deus dirige os ventos, mas eu posso usar os remos, treinar os meus braços e aprender técnicas de remo. Posso ainda trazer mais pessoas ao meu barco para remarem comigo. São muitas as coisas que estão ao meu alcance e não posso e nem devo ficar esperando que Deus faça tudo por mim.

Ah, e por último, não perca a oportunidade de hoje, supreender um amigo, familiar ou colega de trabalho com esta bela frase em latim. Diga-lhe “Destitutus ventis, remos adhibe” e observe sua reação. Depois comparta com ele este devocional.

Oração: Senhor, quero aprender a remar porque sei que é o que esperas de mim. Amém!

Versículo base: Não fui eu que lhe ordenei? Seja forte e corajoso! Não se apavore, nem se desanime, pois o Senhor, o seu Deus, estará com você por onde você andar“. (NVI) Josué 1:9


Loading

Compartilhe:

Adicionar um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *