O poder deste mundo
Raul Seixas em uma das suas mais famosas canções, escreveu:
Mamãe, não quero ser prefeito
Pode ser que eu seja eleito
E alguém pode querer me assasinar
E Raul tinha razão. Se por um lado há muitas vantagens em ter poder, por outro lado, há muitos riscos envolvidos. Não por nada, 3 presidentes americanos foram assassinados, pelas mais diversas razões: Abraham Lincoln, William McKinley e John F. Kennedy. Na Colombia, o presidente Rodrigo Lara Bonilla foi assassinado em 1984 e até mesmo os candidatos Jorge Eliecer Gaitán e Luis Carlos Galán foram assassinados ainda em campanha. Em resumo, nos últimos 70 anos, aproximadamente 50 chefes de Estado e de governo foram assassinados em todo o mundo.
Pessoas matam pelo poder desse mundo. Esquecem que este “poder” é ilusorio, pois o verdadeiro poder, está somente nas mãos de Deus. Isso pode ser verificado quando Jesus estava diante de Pilatos e este, pensando ter poder, lhe disse: “Não sabe que eu tenho autoridade para libertá-lo e para crucificá-lo?” (João 19:10). E a resposta de Jesus explica exatamente o que o mundo não entende com relação ao poder: “Não terias nenhuma autoridade sobre mim, se esta não te fosse dada de cima” (verso 11).
Qualquer um que pensar ter poder neste mundo, é tão iludido como Pilatos. Porque não há poder neste mundo que Deus não tenha permitido. Basta que Deus mova um dedo, e o poder vai por terra. E não podemos esquecer jamais disso. Se você é um diretor, gerente, líder ou chefe, nunca esqueça, que você não teria poder algum, sem a permissão de Deus.
Leia também: Grande poder implica grandes responsabilidades
Oração: Senhor, reconheço hoje que todo poder vem de ti. Se tenho poder, ensina-me a usá-lo com sabedoria. Amém!
Versículo base: Ao ouvir isso, Pilatos ficou ainda mais amedrontado e voltou para dentro do palácio. Então perguntou a Jesus: “De onde você vem? “, mas Jesus não lhe deu resposta. “Você se nega a falar comigo? “, disse Pilatos. “Não sabe que eu tenho autoridade para libertá-lo e para crucificá-lo?” Jesus respondeu: “Não terias nenhuma autoridade sobre mim, se esta não te fosse dada de cima. Por isso, aquele que me entregou a ti é culpado de um pecado maior”. (NVI) João 19:8-11