O Guia Michelin
O Guía Michelin é provavelmente o mais importante guia turístico do mundo e é publicado desde o ano de 1900 (isso mesmo, 1900, eu não errei na digitação). Publicado pela primeira vez por André Michelin, fundador da empresa de pneus Michelin, o guia tinha o propósito de promover o turismo em carro, para estimular maior uso do veículo naquele tempo (e claramente, gastar mais os pneus). Este guia classifica hotéis e restaurantes com estrelas em uma escala de 1 a 3. O guia tornou-se tão importante que representa o sonho ou o pesadelo de chefes de restaurante ou gerentes de hotéis no mundo todo. O caso mais emblemático, pode ter sido o do chef Bernard Loiseau, quem suicidou-se em fevereiro de 2003, pelo simples rumor de que perderia as 3 estrelas do seu restaurante na classificação Michelin.
Nós sempre damos muita importância as “avaliações” que o mundo faz sobre nós mesmos. Obviamente queremos agradar e isso é natural. Não é fácil viver no modo “Tô nem aí” para o que os demais pensam sobre cada um de nós. No entanto, existe uma avaliação que é sempre muito mais importante que aquela que é dada pelo mundo: é a avaliação que o nosso Deus tem da nossa vida.
A palavra de Deus no livro de Romanos, capítulo 2 e verso 16 fala que “Deus julgará os segredos dos homens”. Isso significa que nosso Deus julgará inclusive aquilo que não é conhecido pelas pessoas deste mundo. O Guía Michelin pode até ser enganado, porque existem coisas que talvez ele não conheça sobre os hotéis e restaurantes que avalia. Mas o nosso Deus nós não podemos enganar. Ele conhece até mesmo os nossos mais secretos pensamentos.
Finalmente, mais que agradar aos homens, meu desejo é agradar ao meu criador. E para isso, preciso viver uma vida transparente diante dEle. E ser um cristão melhor a cada dia.
Oração: Senhor, eu quero viver uma vida que te agrade. Sei que tu me avalias e conhece o mais profundo do meu coração. Não quero ter na minha vida segredos ou qualquer outra coisa que não te agrade. Amém!
Versículo base: Isso acontecerá no dia em que Deus julgar os segredos dos homens, mediante Jesus Cristo, conforme o declara o meu evangelho. (NVI) Romanos 2:16