O efeito Benjamin Franklin
O chamado “efeito Benjamin Franklin” é um curioso método para que, pessoas que não gostam de você, passem a gostar. E é muito simples: trata de pedir um pequeno favor a alguém que não gosta de você. Esse efeito ficou conhecido como “efeito Benjamin Franklin” porque foi aplicado por ele inúmeras vezes com seus adversários políticos. Sempre com excelentes resultados.
Por mais estranho que possa parecer, o resultado de pedir um pequeno favor a uma pessoa que talvez não goste de você, poderá fazê-la começar a gostar. Este fenômeno é conhecido como “Dissonância Cognitiva“, que basicamente, são dois pensamentos que entram em conflito. Ocorre porque naturalmente estamos dispostos a ajudar uma pessoa de quem gostamos, mas entramos em conflito quando ajudamos alguém de quem não gostamos tanto. No entanto, quando ajudamos a alguém de quem não gostamos, nosso, esta contradição no nosso cérebro nos leva a pensar que essa pessoa não é tão desagradável assim.
Lembro então que Jesus mandou amar os nossos inimigos (Mateus 5:44). E descubro que me será mais fácil amá-los se sou capaz de fazer com que simpatizem comigo. E que interessante saber que Deus nos criou de tal modo, que podemos encontrar meios de ajudar nossa mente a simpatizar com pessoas das quais não gostamos tanto.
Que eu e você possamos utilizar o “efeito Benjamin Franklin” para melhorar nossas relações e assim, estabelecer a paz que agrada a nosso criador.
Oração: Senhor, eu desejo viver em paz com todos. Ajuda-me a conquistar também pessoas que não simpatizam comigo. Amém!
Versículo base: “Vocês ouviram o que foi dito: ‘Ame o seu próximo e odeie o seu inimigo’. Mas eu lhes digo: Amem os seus inimigos e orem por aqueles que os perseguem, para que vocês venham a ser filhos de seu Pai que está nos céus. Porque ele faz raiar o seu sol sobre maus e bons e derrama chuva sobre justos e injustos. (NVI) Mateus 5:43-45