O Deus que se revela no deserto

A vida de Agar é uma conhecida história bíblica e traz importantes verdades sobre o nosso criador.

A primeira menção sobre Agar encontramos em Gênesis, no capítulo 16, quando Sarai a entrega para seu esposo, Abraão, para que através dela, se cumprisse a promessa de que Abraão seria pai de uma grande nação. E no mesmo capítulo 16, vemos que Agar comete um erro importante: depois de dar a luz, “Agar começou a olhar com desprezo para Sarai” (Gênesis 16:4).

Mas a história segue e no capítulo 21 de Gênesis, nasce Isaque, o filho da promessa. Nesse momento, Ismael, o filho de Agar, já tinha 14 anos de idade. Podemos pensar que durante 14 anos, Sarai suportou o desprezo de Agar, mas agora, como ela havia tido um filho, já não precisava mais fazê-lo e por isso, convenceu a Abraão a mandar embora, tanto Agar, como o seu filho Ismael.

O relato conta que “Abraão se levantou de madrugada e deu para Agar comida e um odre cheio de água. Pôs o menino nos ombros dela e mandou que fosse embora. E Agar foi embora, andando sem direção pelo deserto de Berseba” (Gênesis 21:14).

E agora chega o grande momento da vida de Agar. Ela está sozinha, com seu filho Ismael, no deserto. Ela foi abandonada pelo pai do seu filho, tem fome e sede. Ela pensa que ninguém se importa com ela, que ninguém vê o seu sofrimento. Talvez está pensando que não deveria ter desprezado a sua senhora, pelo nascimento de Ismael, mas já é tarde. Ela se prepara para morrer.

E então, ela conhece a Deus, como nunca antes havia conhecido. Ali, no deserto, no seu pior momento, Agar ouviu uma voz que vinha do céu: “e, lá do céu, o Anjo de Deus chamou Agar e disse: – Por que é que você está preocupada, Agar? Não tenha medo, pois Deus ouviu o choro do menino aí onde ele está. Vamos! Levante o menino e pegue-o pela mão. Eu farei dos seus descendentes uma grande nação.” (Gênesis 21:17-18)

Eu não sei qual é o momento que você está vivendo. Talvez você agora mesmo, esteja passando por um deserto, e pensa que ninguém se importa. Mas precisa saber que Deus vê o seu sofrimento, ele vê a sua luta, e Ele se revela nos desertos. O deserto pode ser um lugar de desolação e tristeza, mas também pode ser o lugar onde conhecemos a Deus como jamais teríamos conhecido em outro lugar.

Você está em um deserto? Busque a Deus com todas as suas forças e Ele se revelará a você!

Oração: Senhor, tenho vivido um deserto. E quero, durante este tempo, conhecer-te melhor. Te peço que te reveles na minha vida, para que eu possa sair desse deserto, conhecendo-te mais. Amém.

Versículo base: Deus ouviu o choro do menino; e, lá do céu, o Anjo de Deus chamou Agar e disse: – Por que é que você está preocupada, Agar? Não tenha medo, pois Deus ouviu o choro do menino aí onde ele está. Vamos! Levante o menino e pegue-o pela mão. Eu farei dos seus descendentes uma grande nação. Então Deus abriu os olhos de Agar, e ela viu um poço. Ela foi, encheu o odre de água e deu para Ismael beber. Protegido por Deus, o menino cresceu. Ismael ficou morando no deserto de Parã e se tornou um bom atirador de flechas. (NTLH) Gênesis 21:17-20

Loading

Compartilhe:

Adicionar um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *