Novos ou velhos hábitos. O que é mais difícil?

Fundo de tela azul, com um ponto de interrogação grande, cor branca e a pergunta: o que é mais difícil?

O que é mais difícil? Incorporar novos hábitos ou deixar as velhas costumes?

Quando aceitamos a Cristo, precisamos incorporar novos hábitos a nossa vida, que antes, possivelmente, não faziam parte dela. Hábitos como orar, ler a Bíblia ou frequentar uma igreja, passam a ser parte da nossa rotina. E ainda que seja difícil para alguns, é possível que está não seja a parte mais complicada da nova vida como cristãos.

Além de incorporar novos hábitos, precisamos também abandonar velhos hábitos. E é nesta parte que muitos fracassamos. A roda de amigos com piadas inadequadas, o grupo de whatsapp com compartilhamentos indevidos, a bebida exagerada, os vícios, a pornografia, a mentira, a sonegação fiscal e até um linguajar inadequado, são algumas das coisas que precisamos deixar para trás em nosso andar com Cristo. E por vezes, torna-se mais difícil abandonar os velhos hábitos que incorporar os novos.

No entanto, aqui acontece algo interessante. Quanto mais eu reforço os novos hábitos (oração, leitura da palavra e igreja), mais forças terei para renunciar aos velhos. Logo, as duas coisas precisam andar juntas. Não posso me desanimar por não conseguir alguma delas. Pelo contrário, reforço aquelas que são mais fáceis para fortalecer as mais difíceis.

O que é mais fácil para você? Orar, ler a Bíblia ou ir a igreja? Reforce este hábito que é mais fácil para você, pois isso te ajudará a encontrar forças para os demais: para os novos e para renunciar aos velhos hábitos.

Leia também: Você decide seus hábitos

Oração: Senhor, quero reforçar os bons hábitos para encontrar forças e renunciar aos velhos hábitos que não te agradam. Amém!

Versículo base: Quem vive segundo a carne tem a mente voltada para o que a carne deseja; mas quem, de acordo com o Espírito, tem a mente voltada para o que o Espírito deseja. (NVI) Romanos 8:5


Loading

Compartilhe:

Adicionar um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *