No princípio era o Verbo
Os 4 evangelhos fazem, logo no seu primeiro capítulo, alguma referência a divindade de Jesus. Em Mateus 1:23, ele é chamado “Emanuel“, que significa “Deus Conosco“. Em Marcos, no capítulo 1 está relatado o batismo de Jesus e a voz que foi ouvida dos céus: “Tu és o meu Filho amado; em ti me agrado” (verso 11). Em Lucas, no capítulo 1, verso 35, o anjo anuncia a Maria sua gravidez e declara: “aquele que há de nascer será chamado santo, Filho de Deus.“
O texto de João, no entanto, não poderia ser mais claro e direto. Ele começa falando de alguém, que estava com Deus desde o princípio, e o chama de “verbo” e afirma categoricamente que este verbo era Deus: “No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. Ele estava no princípio com Deus.” E se alguém ainda pudesse ter dúvida de que este verbo era Cristo, o versículo 14 elimina toda a dúvida: “E o Verbo se fez carne, e habitou entre nós, e vimos a sua glória, como a glória do unigênito do Pai, cheio de graça e de verdade.“
Meu amado irmão e irmã. Algo importante que precisamos entender sobre Jesus: Ele é Deus. Jesus não foi criado, como você e eu. Ele sempre existiu junto ao Pai. Ele não apenas esteve presente na criação do mundo, como por meio dele tudo o que existe foi criado. Ele era o verbo, a palavra pela qual o mundo foi criado. Ele foi o “Haja luz” de Gênesis 1:3. Por meio dele, tudo passou a existir: “Todas as coisas foram feitas por ele, e sem ele nada do que foi feito se fez“, João 1:3
Jesus, o próprio Deus filho, aquele por quem este mundo foi criado, deu sua vida por você e por mim. Louvado seja o seu nome para sempre.
Oração: Jesus, eu louvo teu nome porque, sendo Deus, veio a este mundo morrer por mim. Amém!
Versículo base: No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. Ele estava no princípio com Deus. Todas as coisas foram feitas por ele, e sem ele nada do que foi feito se fez. E o Verbo se fez carne, e habitou entre nós, e vimos a sua glória, como a glória do unigênito do Pai, cheio de graça e de verdade. (ACF) João 1, versículos 1 a 3 e versículo 14