Não tenha dó das pessoas

Não tenha dó das pessoas

Recebi um vídeo do influencer Wendel Carvalho, onde ele afirmava: “Não tenha dó das pessoas“. No vídeo ele explica que cada um está vivendo o “processo” que precisa viver naquele momento e que a sua situação é fruto das suas escolhas. A pessoa que me enviou o vídeo, perguntou qual era a minha posição com relação a isso. Eu respondi a ela o que vou deixar aqui nesta reflexão.

Existe uma grande diferença entre ter DÓ (pena) e COMPAIXÃO! Quando olho a palavra de Deus, observo que não existe nenhum versículo na Bíblia que me diga para ter pena de alguém. No entanto, vejo vários versículos que falam sobre compaixão. Ao mesmo tempo, não encontro a Jesus tendo “pena” de alguém. Apenas encontro a Cristo se compadecendo dos necessitados.

Mas qual é a diferença entre pena e compaixão? A compaixão é ATIVA, a pena é PASSIVA. Quando tenho pena por alguém, sinto a dor dela, mas não faço nada que possa mudar a sua situação. A compaixão, no entanto, me leva a fazer algo pelo outro, para que sua situação mude. A pena, eu sinto por um breve momento, mas sigo adiante e esqueço. A compaixão, no entanto, permanece, até que aquela situação possa ter sido resolvida.

Não vemos Jesus dando esmolas a pobres e necessitados. A esmola é um símbolo da “pena”. Eu sinto tristeza pela situação daquela pessoa e por isso dou a ela algumas moedas. Essas moedas, no entanto, não vão transformar a sua situação. No entanto, vemos Jesus curando enfermos, fazendo milagres, que sim, traziam verdadeira transformação.

No texto de hoje, um leproso se aproxima de Jesus e suplica ser limpo. A Bíblia diz que Jesus “cheio de compaixão, estendeu a mão, tocou nele e disse: ‘Quero, seja purificado’“. Não foi pena, foi compaixão. E daquele momento em diante, a vida daquele homem nunca mais foi a mesma.

Oração: Senhor, quero sentir compaixão pelos necessitados, que me leve a fazer algo que seja realmente transformador nas suas vidas. Mostra-me, Senhor, o que posso fazer. Amém!

Versículo base: Um leproso aproximou-se dele e suplicou-lhe de joelhos: “Se quiseres, podes purificar-me!” Cheio de compaixão, Jesus estendeu a mão, tocou nele e disse: “Quero. Seja purificado!” Imediatamente a lepra o deixou, e ele foi purificado. (NVI) Marcos 1:40-42


Loading

Compartilhe:

2 de Comentarios

Adicionar um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *