Não odeie quem você não conhece
Não odeie quem você não conhece.
Em setembro 2021 viralizou na internet uma foto da penitenciária de Parnaíba, no estado do Piauí e algumas semanas atrás a foto voltou a circular, para “alegria” de muitos, que disfrutam da imagem. Na foto aparecem vários detentos aglomerados em uma pequena cela, onde nem sequer há colchões e todos estão deitados, quase que um sobre o outro no que parecem ser camas de concreto. E logo abaixo mais de 100 mil comentários de ódio e ironia, com a situação dos detentos. Para minha surpresa, comentários também de cristãos, misturados no meio do ódio gratuito deste mundo.
Vou então repetir: não odeie quem você não conhece. Mais do que isso, não odeie NINGUÉM! No entanto, menos ainda, quem você não conhece.
Não posso odiar alguém que não sei o nome, não conheço sua história e não sei o que fez para ali estar. Não posso sentir ódio por um ser humano apenas por ser parte de um grupo chamado “detentos“! Se eu assim o faço, eu já o estou condenando antes mesmo de saber o que aconteceu.
Vamos imaginar se um juiz tivesse a mesma atitude. Ele chega a um tribunal e vai julgar um “detento“. Ele olha para ele e diz: “Você é um detento, logo, é um criminoso. Está condenado a 35 anos de prisão“. O juiz nem mesmo escuta as partes, a acusação ou a defesa. O juiz não sabe nem mesmo qual crime foi cometido. Ele simplesmente em menos de 10 segundos condena a 35 anos de prisão aquele individuo, do qual, ele nem mesmo sabe o nome. Pois bem, esse é o juízo feito por muitos de nós todos os dias nas redes sociais.
Meu objetivo de vida é aprender com Jesus! E Jesus me ensina a AMAR, até mesmo o meu inimigo ou a um bandido. Não é fácil, não é natural, mas aprendo de Jesus que toda a lei é resumida em dois mandamentos: Amar a Deus e a amar ao meu próximo, como a mim mesmo. Porque é assim que “todos conhecerão que sois meus discípulos, se vos amardes uns aos outros.” João 13:35
Oração: Senhor, abre os olhos daqueles que ainda sentem ódio e desejam o mal de qualquer pessoa. Que eles possam entender que a tua vinda nos ensinou que devemos amar. Amém!
Versículo base: Um novo mandamento vos dou: Que vos ameis uns aos outros; como eu vos amei a vós, que também vós uns aos outros vos ameis. Nisto todos conhecerão que sois meus discípulos, se vos amardes uns aos outros. (NVI) João 13:34-35