Não façam justiça com as próprias mãos

Alguém detêm a mão de um agressor
DISPONÍVEL TAMBÉM EM ÁUDIO

Aconteceu em novembro de 2022, na pirâmide de Chichen-Itza, no México. Desde 2008, está proibido subir as escadas da pirâmide que se estima, tenha mais de mil anos. No entanto, uma turista, não identificada, decidiu desobedecer e subiu as escadas ficando alguns minutos no topo da pirâmide. Ela também entrou na  sala do templo no topo da pirâmide, o que também não é permitido. Finalmente, ao descer da pirâmide, ela foi agredida pelos demais turistas, que puxaram o seu cabelo e jogaram água sobre ela, enquanto palavras ofensivas eram dirigidas a ela.

Aquela turista desobedeceu às normas, mas os turistas que a agrediram também o fizeram. Não é função de um turista aplicar uma punição contra outro turista que não respeite as regras. Para isso existem as autoridades do lugar e a própria polícia. Não é função de um turista fazer justiça. No melhor dos casos, ele pode alertar os responsáveis do lugar sobre alguma regra descumprida, mas jamais fazer justiça com as próprias mãos.

Eu gosto muito de histórias peculiares como essa, pois mostram que é nas pequenas coisas que nosso caráter é revelado. Qual é a sua atitude quando alguém fecha você no trânsito? Ou quando alguém fura a fila no supermercado? O erro de alguém não lhe dá direito de cometer outro erro. E qualquer tipo de agressão, seja ela física, verbal ou moral também é pecado.

No texto de hoje, Paulo alerta a igreja em Roma sobre isso dizendo: “Não façam justiça com as próprias mãos, mas deem lugar à ira de Deus, pois está escrito: ‘A mim pertence a vingança; eu é que retribuirei, diz o Senhor’. Do Senhor é a justiça. Apenas dEle.

Oração: Senhor, não quero ser daqueles que procura fazer justiça com as próprias mãos, pois tua é a justiça. Amém.

Versículo base: Meus amados, não façam justiça com as próprias mãos, mas deem lugar à ira de Deus, pois está escrito: “A mim pertence a vingança; eu é que retribuirei, diz o Senhor.” Façam o contrário: “Se o seu inimigo tiver fome, dê-lhe de comer; se tiver sede, dê-lhe de beber; porque, fazendo isto, você amontoará brasas vivas sobre a cabeça dele.” Não se deixe vencer pelo mal, mas vença o mal com o bem. (NAA) Romanos 12:19-21


Loading

Compartilhe:

Adicionar um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *