Não devemos viver apegados ao passado
Uma famosa pintura de Joseph Desiré-Court, retrata um homem estendendo sua mão para salvar seu pai, enquanto ignora sua esposa e seu filho, que também necessitam ser salvos. Segundo especialistas, o pai representa o passado, enquanto que sua esposa representa a sua vida. Seu filho simboliza o seu futuro. A principal mensagem da obra é: o homem que se apega ao seu passado, perde a sua vida e seu futuro.
Esta mensagem é respaldada na palavra de Deus em vários versículos. Deus não quer que vivamos apegados ao passado. No entanto, a Bíblia também nos ensina que o passado não deve ser esquecido, e sim, registrado para o nosso aprendizado.
Vejamos estas verdades da palavra de Deus:
- Não devemos viver apegados ao passados – “Esqueçam o que se foi; não vivam no passado.” – Isaías 43:18
- Não é sábio dizer que no passado era melhor – “Não diga: ‘Por que os dias do passado foram melhores que os de hoje?’ Pois não é sábio fazer tais perguntas.” – Eclesiastes 7:10
- Tampouco devemos esquecer o passado – “Lembrem-se das coisas passadas, das coisas muito antigas” – Isaías 46:9
- O passado deve ser registrado e recordado para nosso aprendizado: “Pois tudo o que foi escrito no passado, foi escrito para nos ensinar” – Romanos 15:4
Que você e eu possamos dar a nosso passado o lugar que lhe corresponde. Ele deve ser registrado para nosso aprendizado, mas jamais devemos viver apegados a ele ou sofrendo, pensando que eram dias melhores. Deus nos chama a viver o presente, sem esquecer o que o passado nos ensinou.
Oração: Senhor, quero viver o presente, com o que aprendi do passado, mas sem qualquer apego ou sofrimento com dias que já não voltam mais. Amém!
Versículo base: “Lembro-me, Senhor, das tuas ordenanças do passado e nelas acho consolo.” Salmos 119:52