A lenda do El Dorado

Barris de Vinho. Proverbios 3:10

Uma das mais interessantes histórias da Colombia, sem dúvida, é a lenda do El Dorado, que motivou a chegada de milhares de pessoas na região, que mais tarde seria a capital do país. Conta a lenda que, uma tribo secreta, escondida em meio a selva, tinha o costume de “enterrar” os seus mortos em um lago, o lago de Guatavita. Supostamente, os mortos eram enrolados em um lençol, colocados em uma canoa com velas, flores e uma grande quantidade de joias, tesouros e ouro, para logo depois ser afundada com tudo o que havia nela. Outra versão da lenda, diz que uma vez ao ano eram oferecidos sacrifícios aos deuses, quando um grande número de joias e tesouros eram separados para ser lançados ao fundo do lago pelo cacique maior.

Desde que o mundo é mundo, o homem tem buscado as riquezas. A corrida do ouro na California entre 1848 e 1855 foi a responsável pela formação de cidades como San Francisco. No Brasil, a região do estado de Minas Gerais foi o alvo português para encontrar ouro e parte importante na formação do país.

Não a toa, o salmista nos motiva a alegrar-nos com Deus da mesma forma como nos alegramos com as riquezas: “Regozijo-me em seguir os teus testemunhos como o que se regozija com grandes riquezas”, Salmos 119:14. E também em Provérbios 3: 14-15 nos fala que “a sabedoria é mais proveitosa do que a prata e rende mais do que o ouro, é mais preciosa do que rubis; nada do que você possa desejar se compara a ela.” Mas veja que interessante o seguinte versículo, o 16, onde podemos entender que buscar a sabedoria termina trazendo, por consequência, as riquezas: “Na mão direita, a sabedoria lhe garante vida longa; na mão esquerda, riquezas e honra.”

Não há nada de errado em desejar riquezas. No entanto, devemos desejar mais ainda as coisas do reino de Deus e as riquezas terrenas serão apenas uma consequência, conforme também nos promete Mateus 6:33.

Oração: Senhor, quero amar-te a ti mais que as riquezas. E quero cada dia mais da tua sabedoria. Amém!

Versículo base: Honre o Senhor com todos os seus recursos e com os primeiros frutos de todas as suas plantações; os seus celeiros ficarão plenamente cheios, e os seus barris transbordarão de vinho. (NVI) Provérbios 3:9-10


Loading

Compartilhe:

Adicionar um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *